quarta-feira, 27 de março de 2013

O Ensino de História...


O Ensino de História

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Pesquisa - habilidades e competências voltadas à investigação. Estudos de histórialocal / regional. Educação patrimonial. Desenvolvimento do senso crítico, ...



Crianças se arriscam em trilha perto de precipício para ir à escola na China


Parte dos 68 alunos da escola primária de Banpo, na China, tem de encarar um caminho estreito e perigoso na montanha, ao lado de um precipício, para conseguir chegar às aulas.

Vinte alunos têm de percorrer caminho perigoso para ter aulas em Bijie.
Diretor, que também dá aulas, acompanha crianças no trajeto.

A escola fica em uma montanha no condado de Shengji, na cidade de Bijie, província de Guizhou.

O professor Xu Liangfan, de 37 anos, acumula as funções de diretor e de professor de matemática e educação física.


Vinte dos alunos moram na cidade próxima de Gengguan, que não tem escola, têm de encarar o caminho perigoso, à beira do abismo, para ir às aulas diariamente.

Fonte: 

http://g1.globo.com/mundo/

Golpe de Estado e a Ditadura no Brasil 49 anos depois.... 1964




No dia 1° de abril de 1964 o Brasil mergulhou em um dos períodos mais sombrios de sua história, quando um movimento político-militar capitaneado pelas forças armadas e seus aliados civis implantou uma ditadura que haveria de durar 21 longos anos, de cujas sequelas a sociedade brasileira ainda hoje padece.
Passados quase meio século daqueles dramáticos acontecimentos algumas perguntas ainda se impõem? Qual o significado das mobilizações sociais e embates políticos que caracterizaram a conjuntura do governo João Goulart? Por que a resistência das forças democráticas e de esquerda não foi capaz de derrotar a ação e o golpe de direita? Qual o caráter de classe e as características da ditadura então implantada? Qual a lógica que informou a implantação do terrorismo de estado, expresso na política oficial de eliminação sistemática de opositores de todo tipo? Por que o Brasil não puniu até hoje os executores, mandantes e financiadores dos crimes de lesa humanidade perpetrados pelo regime contra o povo brasileiro? O que passou e o que ainda permanece daqueles terríveis tempos de terror no Brasil? Venha discutir essas e outras questões no ciclo de debates sobre o golpe de 1964 e a ditadura militar no Brasil.



PROGRAMAÇÃO:
1° de abril de 2013
Manhã:
Mesa Redonda: 1964-Golpe de Estado e Ditadura no Brasil 49 anos depois.
Expositora: Lúcia de Fátima Guerra Ferreira (UFPB)
Debatedor: Fabio Freitas (UFCG)
Coordenador: Luciano Mendonça de Lima (UFCG)
Horário: 9h00
Local: Auditório do Centro de Humanidades da UFCG



Noite:
Mesa Redonda: 1964-Golpe de Estado e Ditadura no Brasil 49 anos depois.
Expositor: José Jonas Duarte (UFPB)
Debatedor: José Benjamin Montenegro (UFCG)
Coordenador: Maurino Medeiros (UFCG)
Horário: 19h00
Local: Auditório do Centro de Humanidade da UFCG

A sociedade é salva tantas vezes quantas vai se restringindo o círculo dos seus dominadores e um interesse mais exclusivo é defendido contra um interesse mais amplo. Qualquer reivindicação da mais simples reforma financeira burguesa, do liberalismo mais vulgar, do republicanismo mais formal, da democracia mais trivial, é ao mesmo tempo castigada como “atentado contra a sociedade” e estigmatizada como “socialismo”. E, por fim, os pontífices da “religião e da ordem” vêem-se expulsos eles próprios a pontapé das suas cadeiras píticas, arrancados da cama no meio da noite e do nevoeiro, encafuados em camburões, metidos no cárcere ou enviados para o exílio; o seu templo é arrasado, a sua boca é selada, a sua pena quebrada, a sua lei rasgada, em nome da religião, da propriedade, da família e da ordem”.
(Karl Marx- O 18 Brumário de Luis Bonaparte)

PROMOÇÃO:
Unidade Acadêmica de História
Ouvidoria da Universidade Federal de Campina Grande

terça-feira, 26 de março de 2013

Crianças Palestinas sendo agredidas...


Um vídeo divulgado pela ONG de direitos humanos B’Tselem mostra soldados israelenses detendo crianças palestinas que seguiam para a escola nesta quarta-feira (20), em Hebron. Nas imagens, os oficiais agarram e espancam os jovens, que tentam desesperadamente se desvencilhar da prisão. Em uma das cenas, uma criança chora enquanto estende os braços em direção ao pai.
Em Israel, a prisão de crianças maiores de 12 anos é autorizada pela lei militar. A legislação define que crianças com menos de 14 anos não podem ser condenadas a mais de seis meses de cadeia. Na maioria dos casos, as penas ficam entre duas semanas e dez meses.
O flagrante de agressão, filmado por um ativista estrangeiro, foi condenado pela B’Tselem, que demandou “intervenção urgente” para libertar as 20 crianças detidas, que têm, de acordo com a ONG, “entre oito e 10 anos” de idade.

Relatório
Coincidentemente, dia 13 de março, o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) lançou relatório no qual acusa Israel de maus-tratos contra menores palestinos presos. "Em nenhum outro país as crianças são sistematicamente julgadas por tribunais militares para menores que, por definição, não fornecem as garantias necessárias ao respeito dos direitos deles", enfatiza o documento.
O Unicef avalia em "cerca de 700 por ano o número de crianças palestinas de 12 a 17 anos, em sua maioria meninos, presos, interrogados e detidos pelo exército, a polícia e os agentes de segurança israelenses".
"Esses maus-tratos incluem a prisão de crianças na casa delas entre meia-noite e 5h por soldados armados de maneira pesada, o fato de vendar as crianças e amarrar suas mãos", segundo o relatório, que também cita "confissões forçadas e ausência de acesso a um advogado ou a membros da família durante o interrogatório".
"Essas práticas violam o direito internacional que protege as crianças contra os maus-tratos quando elas entram em contato com as forças da ordem e instituições militares ou judiciárias", conclui o documento.

Fonte: http://www.brasildefato.com.br/node/12397

domingo, 24 de março de 2013

Aulas e as novas práticas metodológica do professor Khan



Assista às aulas de Salman Khan 

Este professor e a sua nova metodologia, esta demonstrando que as nossas Escolas, que o ensino repetido, que reprova, que excluí nossos jovens e crianças para o desgosto da aprendizagem, mostra a outra versão: Aquela que nós podemos fazer. A Transformação de nossos métodos, de nossas práticas e o despertar de nossas crianças e jovens pelo gosto de querer permanecer nas escolas e encantar-se novamente pelo aprendizado, pelas descobertas do conhecimento e pela sua busca de querer saber... Mas para isso é necessário uma coisa só: O querer, e ter profissionais que aceitem e que também queiram romper com as suas velhas tiranias do passado!
Veja aqui que a nossa Presidenta Dilma, já deu o primeiro passo em busca destes objetivos .
A presidente Dilma Rousseff convidou o professor Salman Khan para desenvolver pesquisas educacionais e pedagógicas aqui no Brasil. Conteúdos para a educação básica, que reforçariam o pacto nacional pela alfabetização na idade certa. Afinal, o professor Khan é considerado hoje o cara da educação digital. 
Duzentas salas de aula no Brasil já usam os vídeos, que traduzidos em dez idiomas, entre eles o português, estão disponíveis no portal do Ministério da Educação ou no próprio site do professor Salman Khan.
veja aqui:
http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2013/01/assista-aulas-de-salman-khan-traduzidas-em-portugues.html

Como sou constituída....

           Eu me constitui assim... Quando criança, queria transformar tudo e todos. Sempre pensei assim... Confesso, que as vezes é muito difícil agir desta forma...Sou parte deste segmento. E Você? O que és? Um daqueles que acredita em tudo? E em todos? Sua opinião?... Aceita tudo?... Concorda com tudo? Sei, realmente, é mais tranquilo, cômodo e prático... Pensar, questionar e desacomodar-se para que?....? Olha, que para ser um verdadeiro revolucionário, hoje, é dizer não a quase todas essa ordem e poderes constituídos... Ser uma pessoa de pensamento de esquerda, tem que ter atitudes de esquerda e de um revolucionário ou uma revolucionária...É ser uma pessoa que não aceita conviver com esse estado dito "normal" das coisas, sem lutar contra esta ordem... Quando me refiro a luta, lutar e transformar, não estou me referindo somente a luta armada, ao método de arma, mas a metodologia de MOBILIZAR, DESPERTAR, ENCANTAR, INCENTIVAR E DESCENTRALIZAR-SE.... Opiniões, idéias e semear questionamentos...
Aprender, a ser um revolucionário hoje, é, ter significados, ter sentido de lutar contra todo o tipo de MANIPULAÇÃO, MENTIRAS E HIPOCRISIAS... É, SER CONTRA, toda essa grande parafernália de aparelhagem da DOMINAÇÃO E MANIPULAÇÃO... NÃO se pode acreditar e, querer alguém de esquerda, que mantém esse senso de transformações e, que consiga conviver com este ESTADO DE COISAS... ACREDITO, que, não se pode aceitar uma DEMOCRACIA FORMAL.QUE JUSTIFICA O SISTEMA E DÁ LUGAR PARA SUSTENTAR AS COISAS E OPORTUNIDADE DE CRIAR E FORTALECER AS COISAS... PENSO,que, precisamos aprender o que é realmente uma DEMOCRACIA.... O VERDADEIRO REVOLUCIONÁRIO, precisa defender UMA OU OUTRAS FORMAS DE DEMOCRACIAS... nas quais estabeleça e garanta a participação de todos os cidadãos ( as)... podendo ir além de um sistema de depositar o VOTO N BURACO DE UMA URNA... cada vez que somos chamados. Isto não é DEMOCRACIA!
NÃO podemos aceitar os diversos tipos de genocídios no mundo atual... Há que sentir na própria face o soco, o ato de injustiça deferido contra outra pessoa... Precisa-se lutar ferozmente contra TODAS AS INJUSTIÇAS ESTABELECIDAS, E, QUE PARA MUITOS JÁ É PARTE DE SEUS ATOS...
Precisamos ao mesmo tempo, ser revolucionário, que sabe escutar, que sabe caminhar ao encontro do horizonte e preparar-se para a travessia... Não podemos agir sobre chavões, lemas ou muros... Precisamos de conjuntura, mas estar munido de argumentos que levem ao outro lado, ao questionamento... AO SILENCIO DAQUELE QUE NÃO FOI ESCUTADO... OU QUE NÃO TEVE VEZ DE EXPOR SUA VERDADE OU VONTADE.... Há que acreditar no ser humano, ter esperanças e expectativas.... de que nele existem grandes reservas que valem apena ser despertado e motivado para caminhar, ir e ocupar seu espaço... Todas as coisas monstruosas que existem, desenvolvem-se muitas surgidas pela ausência desta esperança e deste motivar... todo o genocídios que se cometem ou cometeram, existiu um despertar... apesar de tudo isso, há que se ter esperanças e investir no ser humano...
Um revolucionário precisa ser solidário, tolerante e justo.... Olhar o mundo de uma forma em que as coisas apresentem outra ordem diferente de ver as coisas... Dar ao seu semelhante não apenas aquilo que lhes sobras, mas procurar desenvolver formas de construção de alternativas e possibilidades de ver um mundo diferente, mesmo que para isso tenha que dar sua própria vida!....