quinta-feira, 28 de março de 2013

Processos de Aprendizagem e a Inclusão Social...


AUTONOMIA: Projeto visa diminuir a distorção idade-série dos alunos da rede



Desde o início do ano letivo de 2009, 13.180 alunos da Rede Pública Estadual estão aprendendo pela metodologia do novo Telecurso, por meio do projeto Autonomia. Parceria entre a Secretaria de Estado de Educação (SEEDUC) e a Fundação Roberto Marinho, o projeto visa diminuir a distorção idade-série dos alunos da Educação Básica com idade mínima de 15 anos no Ensino Fundamental e de 17 anos no Ensino Médio. A meta é corrigir o fluxo de 70 mil alunos. Para isso, está prevista a inclusão de mais 56 mil estudantes no programa em 2010. 


Atualmente, 41% dos alunos do Ensino Fundamental e 61% do Ensino Médio apresentam a distorção idade-série, isto é, têm idade superior à que deveriam ter para cursar determinada série. “O percentual é imenso porque a distorção é progressiva. Já temos alunos na segunda e na terceira série do Ensino Fundamental com esse problema”, informa a gerente-executiva do projeto Autonomia na SEEDUC, Rosana Mendes. 

O planejamento para 2010 começou no último dia 7 de agosto, com foco na adesão espontânea da escola, do professor e do aluno. Rosana classifica como “extremamente positivo” o saldo de diretores e professores que “abraçaram” o projeto este ano. O Autonomia começou a ser apresentado às unidades em novembro de 2008 e as aulas tiveram início em março deste ano, sem um projeto-piloto. Por este motivo, a abrangência ficou reduzida para identificar a necessidade de ajustes para o próximo ano letivo. Em dezembro, os alunos optam ou não por ir para uma turma do Autonomia em 2010. “A aceitação é a tônica da rede. Cada município tem uma peculiaridade, de maior ou menor aceitação, e por isso podemos promover esses ajustes”, explica. 

Os participantes do Autonomia têm quatro horas diárias de aula em turmas diferenciadas, com o mínimo de 20 e o máximo de 35 alunos divididos em equipes e orientados pelo mesmo professor durante todo o programa. O objetivo da longa convivência é dar condições para o professor descobrir a causa do atraso do estudante. Entre as possíveis causas estão: sucessivas repetências; lacunas no processo de aprendizagem; dificuldades físicas, como problemas de visão ou audição; situação sócio-econômica; ou ingresso tardio na escola. 

“Por estas e outras dificuldades, o aluno acaba ficando rebelde, agressivo, e entra em um círculo vicioso, no qual perde o referencial e a ligação com a Educação. As consequências são duas: ou fica em situação de distorção ou evade. O professor precisa resgatar a capacidade de o aluno sonhar, de ter perspectivas”, comenta Rosana. 

São duas disciplinas por módulo no Ensino Fundamental, com duração de 12 meses, e três no Ensino Médio, com duração de 18 meses. Antes de cada módulo, os professores passam por uma formação de 40 horas. As férias e o recreio são respeitados e, mesmo assim, todo o conteúdo é ensinado no prazo reduzido. Alunos de várias séries se misturam, pois uma das propostas é estimular a “troca” de conhecimento. Durante o novo Telecurso, os alunos assistem a uma tele-aula de 15 minutos, e contam com livros-texto, livros de literatura, mapas e dicionários. Todo o material foi atualizado dentro da nova reconfiguração geopolítica e do acordo ortográfico.

No Autonomia não há provas. A avaliação é diária e fica registrada no memorial do aluno e no memorial da turma, que são as paredes da sala, onde os trabalhos são expostos. Além dos módulos, há projetos pedagógicos complementares para a discussão de temas como sexualidade, gênero, meio ambiente etc. Uma equipe técnica pedagógica, composta por supervisores regionais, acompanha todo o processo. “Além de aprender conteúdos específicos, o aluno aprende a aprender. A preocupação é garantir uma educação voltada para o desenvolvimento do ser, além do domínio das habilidades dos conteúdos”, conclui Rosana.


Fonte: 

http://www.conexaoaluno.rj.gov.br/especial.asp?EditeCodigoDaPagina=1732

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Colabore com meu Blog, deixando aqui seus cometários.