segunda-feira, 14 de novembro de 2011

A 27ª SEMANA DE CONSCIÊNCIA NEGRA ...

Durante a 27ª Semana de Consciência Negra e de Ação Antirracismo em Porto Alegre, começa fazendo diversas atividades, palestras, debates e outros eventos.
No dia 11 de Novembro de 2011, aconteceu uma palestra sobre OLIVEIRA SILVEIRA, na Câmara Municipal de Porto Alegre.
Diversas pessoas participaram desta atividade.
Momento em que alguns artistas desenvolveram trabalhos de pinturas junto aso tambores que foram construídos de material reciclados. Referente ao Tambor, na praça Brigadeiro Sampaio, Porto Alegre.
Arte: Gutê, Leandro Machado, Elaine, Mattos, Pelópidas Thebano e Xaplin.
O material usado: Concreto aramado, dimensões de 1,2 x 2,75m.
Ano: 2010, que integra o Museu de Percurso do Negro. Demanda do CRAB, realizada com recursos do Monumento/PHAN e SMC, com o apoio da UNESCO.
Foi concebido coletivamente, nasceu dos debates entre artistas e griôs ( guardiões da memória), acompanhados com expectativa pelo movimento negro. O Tambor, por certo o único instrumento que tocado por um ou por muitos comunica a alma do todo, é amarelo porque Oxum assim o quis. Apresenta 12 figuras que repercutem a trajetória de um povo: dor, alegria, luta e perseverança .

Pedro Rubens Vargas

Saiba mais : projetoartepublica.blogspot.com

Transcrito por Elzamir Ferreira
 

ESPAÇO E CONSCIÊNCIA ENTRE A PINTURA NEOCL...

Através desta leitura, que é um Estudo de Monografia no qual a Professora Doutora, Elisa de Souza Martinez, UnB, expõe, fazendo uma reflexão de como esses conceitos desenvolvidos entre as Noções de Espaços e Consciência entre a Pintura Neoclassica é um processo visto para Argan e as relações com a fenomelogia de Merleau - Ponty by,
http://ufms.academia.edu/Andr%C3%A9Oliveira/Papers/764379/Espaco_e_consciencia_entre_a_pintura_neoclassica_e_impressionista_para_Argan_e_Merleau-Ponty
Bons estudos!

Elzamir Ferreira

Entrega das chaves a São Pedro, Pietro Perugino, 1481-1482, afresco da Capela Sistina, Vaticano

Esta é uma  leitura, através da análise de ARGAN,G.C. A REALIDADE E A CONSCIÊNCIA, qual esta junto do programa em estudo, cuja complementação estou realizando junto de outras fontes, resenhas, artigos e demais quadros ou gravuras que busco aprimorar o tema em foco.
Junto deste  texto de Resenha que enfoca,ARTE E TRABALHO.
 Este é um trabalho publicado pelo  Professor do Departamento de Artes Plásticas da Escola de Comunicações e Artes da USP.
Podemos compreender o  exemplo de leitura e interpretações junto da obra de Argan e a Arte Moderna, na qual ele descreve como seria o significado e a capacidade da arte para expressar a realidade histórica da realidade e contexto desta... Bem como referência para um certo chamado de compreensão destes momentos para entender e construir o futuro... 
veja est:http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/resenhasonline/03.029/3189