sexta-feira, 19 de abril de 2013

Faculdade de Medicina em 3D...........


Faculdade de Medicina da USP forma jovens doutores em curso sobre o corpo humano

Inscrições são limitadas e ficam abertas até 26 de abril. O curso é gratuito

Projeto Jovem Doutor, promovido pela USP em parceria com a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, tornou possível conhecer curiosidades sobre o funcionamento da máquina humana. São oferecidas 100 vagas para alunos do Ensino Médio, monitores do Programa Acessa São Paulo, responsáveis por laboratórios de informática e professores. As aulas têm início em maio.
As inscrições são feitas apenas pela internet. É necessário abaixar a ficha de inscrição e cadastrar-se no Jovem Doutor até o dia 26 de abril. A participação é gratuita. 
Os alunos usarão o ambiente de ensino a distância da Faculdade de Medicina da USP para ter acesso a vídeos com imagens em 3D, com 28 assuntos sobre saúde. Ao final do curso, os aprovados recebem o título de “Jovens Doutores”. Os participantes também ganham um certificado emitido pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP. 

Educação Inclusiva, é uma ação desde muito tempo...


Política Nacional de Educação Especial na 
Perspectiva da Educação Inclusiva 
Documento elaborado pelo Grupo de Trabalho nomeado pela Portaria Ministerial nº 555, 
de 5 de junho de 2007, prorrogada pela Portaria nº 948, de 09 de outubro de 2007. 
I – Introdução
O movimento mundial pela educação inclusiva é uma ação política, cultural, social e pedagógica, 
desencadeada em defesa do direito de todos os alunos de estarem juntos, aprendendo e participando, 
sem nenhum tipo de discriminação. A educação inclusiva constitui um paradigma educacional 
fundamentado na concepção de direitos humanos, que conjuga igualdade e diferença como valores 
indissociáveis, e que avança em relação à idéia de eqüidade formal ao contextualizar as 
circunstâncias históricas da produção da exclusão dentro e fora da escola. 
Ao reconhecer que as dificuldades enfrentadas nos sistemas de ensino evidenciam a necessidade de 
confrontar as práticas discriminatórias e criar alternativas para superá-las, a educação inclusiva 
assume espaço central no debate acerca da sociedade contemporânea e do papel da escola na 
superação da lógica da exclusão. A partir dos referenciais para a construção de sistemas 
educacionais inclusivos, a organização de escolas e classes especiais passa a ser repensada, 
implicando uma mudança estrutural e cultural da escola para que todos os alunos tenham suas 
especificidades atendidas. 
Nesta perspectiva, o Ministério da Educação/Secretaria de Educação Especial apresenta a Política 
Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, que acompanha os avanços 
do conhecimento e das lutas sociais, visando constituir políticas públicas promotoras de uma 
educação de qualidade para todos os alunos.
Veja aqui neste documento e acompanhe demais informações neste: