segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

A Questão Econômica e de Políticas Sociais no Brasil Contemporâneo


       Estou realizando uma pesquisa de comparação e desenvolvimento Econômico, Político e Social referente ao Brasil em suas diversas fases, portanto, estou trazendo alguns dados, livros e trabalhos que foram publicados destacando e comparando os diversos paralelos e contextos. Exemplo deste que cito abaixo.
Veja que:
Esta publicação vem expressar, mais uma vez, o acúmulo de conhecimento do
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) no campo social. Somando-se
a outras iniciativas similares da Diretoria de Estudos Sociais (Disoc), este livro
divulga os resultados de estudos e pesquisas de técnicos do Instituto sobre as
políticas sociais ao longo da última década.
O leitor é remetido, na primeira parte do livro, a um exame atento da forma-
ção histórica do mercado de trabalho brasileiro, tanto no campo como nas cidades
com a consolidação dos setores de subsistência e informal. A segunda parte apresenta o quadro geral das políticas sociais no âmbito federal implementadas no
período 1990-2002. São abordados a abrangência dessas políticas, os instrumentos e os mecanismos de seu financiamento, assim como a trajetória dos gastos
sociais. Destaca-se, ainda, o papel que a sociedade vem assumindo na formação,
implementação e no controle das políticas públicas. O conjunto de estudos convida então o leitor para uma reflexão sobre as interações entre desenvolvimento e
política social - tema do capítulo que conclui a obra.
O livro inova ao alcançar uma descrição analítica que pode subsidiar o
debate público pela via da apresentação e análise dos diversos componentes
que integram as políticas sociais no Brasil. Para uma instituição como o Ipea,
que tem como um de seus objetivos centrais dedicar-se aos temas sociais, esta
edição representa mais uma oportunidade para difundir conhecimento e contribuir para o aperfeiçoamento de ações voltadas para a melhoria das condições
de vida da população.

Fonte de pesquisa:

http://www.ipea.gov.br/sites/000/2/livros/2009/Livro_Questao_Social.pdf

Um Paralelo do Desenvolvimento Econômico e Social do Brasil e Índia..


BRASIL E ÍNDIA: UM PARALELO DO DESENVOLVIMENTO
ECONÔMICO E SOCIAL
Kátia Cirley Pinto Barcellos
Marcus Roberto Gomes Dias
Simone Maria Menezes Dias
Resumo:
Atualmente, as relações comerciais têm ocupado os principais noticiários da imprensa,
em virtude das vantagens que um acordo comercial bem elaborado e estruturado pode trazer
para os países signatários. O Brasil vem buscando acordos comerciais com outros países com
o propósito de melhorar a sua economia, e portanto o seu desenvolvimento. Dentre os países
em que o Brasil está tentando estreitar mais os seus laços encontramos a Índia.
Os acordos na área econômica são muito importantes, mais não podemos nos esquecer
eu aliados a uma economia forte tem que existir uma sociedade mais justa e igualitária, com
oportunidades reais para a população.
Esse ensaio busca analisar os universos desses dois países, Brasil e Índia, com o
propósito de identificar as principais causas de sucesso e insucesso de ambos na corrida pelo
desenvolvimento econômico e social. Por fim, veremos que o exemplo de países como a
Índia, que teve um largo investimento em educação, é possível de ser adotado no nosso país e
que é fundamental para o seu desenvolvimento acontecer.
Palavras Chave: Brasil, Índia , desenvolvimento e educação.

Fonte de Estudo e Continuidade da Pesquisa e Documento citado:
http://www.aedb.br/seget/artigos05/57_Brasil%20e%20a%20globalizacao.pdf

Como Participar do Processo Nacional de Educação...

O Fórum Nacional de Educação – FNE é um espaço inédito de interlocução entre a sociedade civil e o Estado brasileiro, reivindicação histórica da comunidade educacional e fruto de deliberação da Conferência Nacional de Educação (CONAE - 2010).
É composto por 35 entidades representantes da sociedade civil e do poder público. De caráter permanente, O Fórum Nacional de Educação foi instituído pela Portaria MEC  n.º 1.407, de 14 de dezembro de 2010, publicada no Diário Oficial da União de 16/12/2011, e tem as seguintes atribuições:
  • I – Participar do processo de concepção, implementação e avaliação da política nacional de educação;
  • II - Acompanhar, junto ao Congresso Nacional, a tramitação de projetos legislativos referentes à política nacional de educação, em especial a de projetos de leis dos planos decenais de educação definidos na Emenda à Constituição 59/2009;
  • III - Acompanhar e avaliar os impactos da implementação do Plano Nacional de Educação;
  • IV - Acompanhar e avaliar o processo de implementação das deliberações das conferências nacionais de educação;
  • V - Elaborar seu Regimento Interno e aprovar “ad referendum” o Regimento Interno das conferências nacionais de educação;
  • VI - Oferecer suporte técnico aos Estados, Municípios e Distrito Federal para a organização de seus fóruns e de suas conferências de educação;
  • VII - Zelar para que os fóruns e as conferências de educação dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios estejam articuladas à Conferência Nacional de Educação;
VIII - Planejar e coordenar a realização de conferências nacionais de educação, bem como divulgar as suas deliberações.
Fonte de Consultas e pesquisas:

http://fne.mec.gov.br/index.php

Planejamento de Atividades e a Educação no Campo...


Educação para o campo

Seduc realiza encontro de formação com CREs

Para avaliar ações desenvolvidas ao longo de 2012 e iniciar o planejamento do trabalho do ano letivo de 2013 nas escolas que atendem populações do campo, realiza-se nesta segunda-feira (10), na sede da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) encontro da Coordenação de Gestão da Aprendizagem/Educação do Campo com assessores das Coordenadorias Regionais de Educação (CREs).

A intenção, explica a coordenadora da CGA, Ester Soares, é planejar ações que qualifiquem a formação e a prática pedagógica dos educadores e contribuam para a aprendizagem dos alunos, com resgate e respeito à identidade, valores e cultura do campo.