segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012


PDFImprimirE-mail

Portal do Professor reúne sugestões de aulas enviadas por professores

Projetor e tablet nas escolas
Projetor digital e tablet na escola
Brasília, 9/2/2012 - Desde 2007, quando entrou no ar, o Portal do Professor do Ministério da Educação não para de inovar e de crescer em volume de conteúdos digitais. Já são mais de 16 mil conteúdos digitais, que podem ser utilizados gratuitamente por professores da educação infantil ao ensino superior. Mais de um milhão de visitantes de 190 países acessam mensalmente o site em busca de recursos multimídia ou de sugestões de aulas de diferentes temas postados por professores.


O Portal do Professor ainda reúne links para bibliotecas e museus virtuais de todo o mundo, revistas pedagógicas e outros sites com conteúdo educacional de qualidade. Por exemplo, as aulas do professor norte-americano Salman Khan, que virou sucesso na internet com seu método de ensinar utilizando um quadro negro virtual e uso de recursos multimídia. Além das aulas originais, em inglês, os internautas  podem acessar link das aulas de química, física, matemática e biologia traduzidas em português pela Fundação Lemann.


O ministro Aloizio Mercadante já anunciou que o Portal do Professor e as aulas de Khan serão inseridas nos tablets a serem entregues a partir do segundo semestre deste ano a professores de ensino médio das escolas públicas. A previsão do ministro é de que até abril todas as aulas já estejam traduzidas para português. “É um professor que desenvolveu formas bastante pedagógicas de exposição. São geralmente filmes de 10 minutos e exercícios. Se você não conseguiu fazer, o computador diz que deve você deve voltar e assistir tal aula. É uma aula personalizada, que o ritmo de cada um pode ir se adequando”, disse Mercadante.


Ouça trecho da entrevista com o ministro Aloizio Mercadante