segunda-feira, 6 de maio de 2013

Reflexão x Educação x possibilidades x ....

O processo de formação e de   Educação do aluno, ou aluna, é decorrente de diversos outros  objetivos, desde a rua, a família, o lazer e a escola. As diversas relações de mundo até o trabalho, a compreensão, a diversidade que este vai adquirindo e apoderando -se.
No Ensino médio, o aluno (a), vai ter  a oportunidade de aprofundar os seus conhecimentos e as suas experiencias recebidas desde a sua Educação Infantil, Ensino Fundamental e ao Ensino Médio, como base  de incentivo e o prosseguimento ao Ensino Superior.
Mas para que estas etapas transcorram e tornem-se reais, é necessário que ambos os caminhos consolidem estes passos e possibilitem a flexibilização deste sujeito, deste aluno  nas novas condições e oportunidades de existência  que são ofertadas na sociedade atual.
Estou descrevendo e afirmando que este processo se dará através da formação ética e da autonomia de pensamento   critico, na  compreensão dos diversos processos tanto técnico, teórico e na sua prática como parte desta totalidade. Um dos  principio fundamental para este desafio de produção de saberes e demais conjunto destes conhecimentos é o apoio da família , o incentivo da escola, a integração da empresa, que vai gerar a  inclusão e gerar esta vontade, o significado, como  base desta escala que os jovens estudantes possuem para alavancar  e prosseguirem nesta caminhada...
Sendo que atualmente, as ofertas de vagas, de oportunidades, de seleções nas Empresas, Órgãos Públicos e demais departamentos  são muitos e parecem estar todos engajados nas ofertas destas atividades em forma de estágio...
|A busca  que faço pelo assunto, é, por que estou sempre observando, a   procura, a busca de informações  e o interesse dos alunos e estudantes que enfrentam  em torno das diversas possibilidades que existem para serem contemplados nestes itens. Também  faço esta reflexão, questionando as diversas fases, dos interesses, das possibilidades que a realidade deste mundo possuem, sendo que estes podem estarem desenvolvendo atividades que sejam favoráveis aos seus interesses,  ao seu próprio crescimento de ser humano e, quanto ao seu desenvolvimento profissional futuro também.
Na realidade, que estamos inseridos, percebo, que muitos pais, mães e familiares, preferem ter seus filhos ocupados, trabalhando, obtendo recursos que completam suas rendas ou, que mesmo, que sejam para tornarem estes mais independentes, mas é uma das  alternativas de fazerem estes jovens sentirem-se comprometidos com determinadas responsabilidades e compromissos. Ocupam]ndo e valorizando seus tempos vagos.
Hoje, escutei, duas mães, falando sobre a vida de seus filhos. De seus sobrinhos. Elas falavam encantadas com a caminhada que seus filhos vem desenvolvendo junto deste processo de trabalhar e estudar. Das economias geradas, das diversas oportunidades que hoje, eles possuem, sendo que estas não existiam quando elas eram jovens como eles.
Também, estas mães, conversavam sobre os ambientes, que seus filhos trabalham, do incentivo, da ética profissional. Do ambiente escolar,  da vontade e do incentivo pelo estudo que estes recebem. De como o trabalho ajudou no despertar, na ajuda de continuação de seus estudos.
Essas mães, mulheres, que trabalham muito, e, do sacrifício que enfrentaram para criar seus filhos. Do  tempo que estes foram crianças, e, elas não puderam curtir.... Na minha escuta silenciosa, fiquei imaginado, como as nossas escolas estão inseridas, como precisamos entender estes processos e, qual é a finalidade que cada um, ou, uma, destas Empresas avaliam estes nossos jovens... Como podemos tornar estes processos, essas alternativas e estas possibilidades mais eficientes, ou, com  formas mais adequadas a cada realidade, a cada perfil,  do desempenho e de outros... Vidas que estão buscando alternativas sadias, caminhos dignos... O mundo do querer do despertar para o trabalho.  O Acreditar em um novo amanhã. Em uma nova realidade....
O comprometimento, com processo social e com o  processo humano... O que cada um de nós dedica-se  para que  este processo  torne-se uma   ferramenta desta transformação na sua  prática tanto teórica, quanto na técnica, na área  social e de suas realidades?