“A primeira condição para modificar a realidade , consiste em conhecê-la.”
(Eduardo Galeano)
Estou escrevendo este texto refletindo sobre o titulo que esta sendo citado e pelos principais dois parágrafos que esta sendo destacados sobre a Educação Pública em nosso Estado do rio Grande do Sul.
Ao ler este texto todo não me contive em perceber que as mudanças sempre foram alvos de objetivos de quem lutou buscou e sonhou objetivando a descentralização destes espaços e da inclusão dos sujeitos nestes contextos. Almejando que estes itens tornassem reais, sendo desta forma muitas vidas e energias foram dedicadas para que os primeiros sinais, protagonistas e problematizações fossem criadas e postadas. Segundo a equipe que organizou este trabalho citado no parágrafo que esta sendo destacado abaixo:
"A história da educação pública está associada à luta pela construção dos direitos sociais e humanos, consubstanciada pela construção do Estado de Direito ou estado Social. O acesso é, certamente, a porta inicial para a democratização da Educação, mas é necessário garantir que todos os que ingressam na escola tenham condições de nela permanecer com qualidade social e cidadania, obtendo sucesso na aprendizagem".
Sendo nesta palavras citadas, oficializada e compartilhada, fica muito legível, que esta construção não é para ser apenas lido, discutido ou visualizado. Sem sair do registro, do papel, mas para ser moído, mascado, partilhado e diluído em nossas práticas diárias, nos estabelecimentos como bandeiras, objetivos específicos , operacionais e de transformações em nossas ações mesmo que fosse de forma um pouco lenta, mas não para ficar no armário ou na codificação dos arquivos tecnológicos, mas que as práticas da maioria dos trabalhadores e seus respectivos coordenadores apossassem-se destes elementos e destes subsídios desenvolvendo expectativas e forças para compreender os caminhos e as dificuldades do cenário educacional existente em nosso Estado.
"Justifica-se, portanto, a realização deste diagnóstico pela importância do monitoramento das ações que viabilizem, a todos os cidadãos, o acesso e a permanência com sucesso à Educação Básica, em todos os níveis e modalidades de ensino, garantindo a ampliação da escolarização na direção de concretizar Políticas do Programa de Governo que embasaram as ações definidas no Plano Plurianual do Estado, bem como colaborar para atingir as metas e estratégias do Plano Nacional de Educação".
Portanto, concretiza´-se nestes parágrafos, que os segmentos que fossem comprometimento diante desta citação, poderiam ser reais, transcendendo a teoria, para uma prática transformadora, essência na vida e nos valores do ser humano. Onde os trabalhadores na Educação estivessem realmente voltados para este cenário. Que as pessoas que trabalham junto a estas áreas da Educação estivessem comprometidas usando em suas práticas do Bom Senso e da flexibilidade em suas atividades diárias.
Diante de tais afirmações, de práticas e atividades, é que precisamos tomar medidas para que as rotinas, as propostas e projetos que estão sendo investidos nestas esferas, bem como demais investimentos que ocorrem, cujos destinos é a espera de qualidade e inclusão sejam realmente canalizados, dando ênfase aos representantes e nossos coordenadores das diversas esferas para que acima de fiscalização,seja dada prioridade com mais seriedade e comprometimento essencial para que reflexões políticas , projetos e investimentos públicos tenham suas prioridades reais,concretas e para os agentes que precisam serem prioridades , só assim os investimentos públicos deixarão de serem tão desperdiçados , sendo canalizados nos devidos destinos em nosso estado,município e país!.
fonte:
http://www.educacao.rs.gov.br/dados/diagnostico_relatorio_final_2010.pdf
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO RIO GRANDE DO SUL
DEPARTAMENTO DE PLANEJAMENTO