quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Ensino Médio é tema gerador da palestra pela Secretaria de Educação no IPA...


            A nova implantação  e reestruturação do currículo do ensino Médio na rede estadual, é tema que movimenta e gera muitos debates relacionados aos envolvidos nestas áreas, pois, o desafio é imenso e abrange todos os sujeitos e as comunidades desde a  qualidade ao atendimento, o desenvolvimento do aluno e sua aprendizagem, a inclusão dos alunos, dos trabalhadores, professores e pais. Pois, queremos uma Educação e uma Escola, que acolha, que seja referência, que realize a mudança cultural de todos os comprometidos neste desafio de Educar, aprender, crescer, incluir e evoluir como personagens atuantes nestes cenários...

Novo Ensino Médio é tema de oficina a docentes do IPA

Os motivos que levaram a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) à implantação da reestruturação do Ensino Médio na rede estadual, os fundamentos políticos e educacionais e resultados do primeiro ano de implantação da iniciativa foram tratados na manhã desta quinta-feira (1) em oficina no XIII Seminário de Pedagogia Universitária promovido pelo Centro Universitário Metodista IPA que teve a intervenção do secretário estadual da Educação, Professor Jose Clovis de Azevedo. De acordo com o titular da Pasta, o Ensino Médio brasileiro constitui um desafio para educadores, gestores, professores e gestores de escolas em todo o Brasil. “Aqui no Estado e no país não é diferente, mais de 30% dos jovens são reprovados ou abandonam a escola, precisamos mudar o paradigma da educação pública”, destacou Azevedo. A reestruturação curricular visa garantir identidade para o Ensino Médio, ampliar o acesso e garantir a permanência dos estudantes na escola.

Acompanharam o secretário na agenda os técnicos da Seduc Jonas Reis, Maria de Guadalupe Lima, Alejandro Jélvez e Vera Ferreira, que também abordarão temas referentes à reforma do Ensino Médio e da Educação Profissional da rede.

A participação e o debate sobre a reforma do Ensino Médio e Educação Profissional da rede estadual buscam fomentar a discussão sobre a situação atual da reestruturação curricular, apresentando ao público diagnóstico da escola pública nos dias atuais, conceitos e referenciais orientadores da reestruturação em curso na rede estadual, reflexão acerca do trabalho pedagógico, organização das áreas do conhecimento, disciplinas e suas ofertas, a partir da formação geral e diversificada e o Seminário Integrado, novidade trazida pela reestruturação que consiste em espaço de investigação que se efetiva por meio da pesquisa e em articulador do movimento interdisciplinar que caracteriza a proposta.

“Precisamos realizar uma transição, da escola da repetição para um ambiente de aprendizagem e de criação. Esta mudança epistemológica é difícil, as está sendo exigida pela contemporaneidade”, frisou Azevedo. No Rio Grande do Sul, garante o secretário, perto de 120 mil alunos têm os sonhos frustrados com a repetência ou abandono da escola anualmente. Em termos financeiros, a perda estimada é de R$ 500

Congresso Internacional do Conhecimento...


Congresso Internacional do Conhecimento

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Congreso o simposio | (Chile - Universidade de Santiago do Chile - USACH)
7 al 10 de enero de 2013
Congresso Internacional do Conhecimento
Ciências, tecnológicas e cultura. Um diálogo interdisciplinário do conhecimento. Visualizando o futuro da América Latina e Caribe Rumo a um Conhecimento Internacional. Convocatoria para a terceira versão do Congresso de Ciências, tecnológicas e humanas, que será realizado nos dias 7 a 10 janeiro de 2013 na Universidade de Santiago do Chile. Decidiu-se realizar o Congresso em Janeiro, por ser possível dar uma maior extensão e acessibilidade de instalações no campus universitário, pelas condições climáticas e cultural.
Oportunizando também aos participantes atividades turísticas orientadas pela organização do Congresso. A Universidade de Santiago do Chile pretendeu dar continuidade a esta importante iniciativa intelectual que tem como principais objetivos:
1-contribuir para o diálogo e o intercâmbio entre as diferentes disciplinas;
2- fomentar a discussão da atividade intelectual em uma América Latina atrasada tendo como marco seu Bicentenário, e
3- criar um grande movimento de cooperação de pessoas e instituições que produzem e divulgam o conhecimento para desenvolver forças intelectuais produtivas.
Pela terceira vez organizamos esse grande encontro acadêmico onde todas as disciplinas devem convergir numa perspectiva de diálogo e projeções. Este encontro resulta das redes intelectuais já existentes, visando fortalecê-las e expandí-las, assegurando a projeção de uma sociedade cvil intelectual, que deve ser constituida como em uma voz nas discussões contemporâneas. Comissão Organizadora -Olga Ulianova;-Norambuena Carmen Carrasco-Cecilia Aguayo,-Eduardo Deves-Valdés, Fernando Estenssoro Saavedra, José de la Fuente;-Samuel Navarro; Idiomas: O Congresso irá considerar as intervenções em Português, Espanhol e Inglês. Os coordenadores de simpósios poderão aceitar palestras em outros idiomas. Direito à participação Palestrantes, professores, pesquisadores, profissionais de instituições de pesquisa.
Contato: eduardo.deves @ usach.cl OBS: Convidamos a todos para aderir ao compromisso intelectual Bicentenário de Independência da América Latina na mesma página.