quarta-feira, 20 de março de 2013

A Educação Inclusiva como processo de garantia na Estrutura Educacional...


EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UMA PROBLEMATIZAÇÃO NECESSÁRIA NA ATUALIDADE

Tamiris Sinnemann*
Fernanda Zanette Garbini*

RESUMO

      A inclusão de alunos com deficiência é uma discussão recorrente no âmbito educacional. As políticas educacionais garantem a inclusão, tencionando a reformulação currículos, estruturas físicas e a formação de professores para atender estes alunos. Para que o trabalho do professor possa contribuir para a evolução de alunos incluídos no interior de instituições regulares, o apoio institucional é imprescindível. Entende-se a formação docente como alavanca para este processo, permitindo centrar o olhar para a diferença dos sujeitos envolvidos nos processos inclusivos...

Fonte de Pesquisa:
http://www.partes.com.br/


... Educação de Qualidade para TODOS...


           A abertura do lançamento da CONAE/2014 foi conduzida pelo secretário executivo adjunto do MEC e coordenador geral do Fórum Nacional de Educação (FNE), Francisco das Chagas Fernandes. Participarão do evento o Secretário de Políticas Educacionais da CNTE e membro titular do FNE, Heleno Araújo, e a Secretária Geral da CNTE, Marta Vanelli, membro suplente do Fórum. A pauta da atividade ainda prevê painéis temáticos seguidos de debates interativos transmitidos em redes sociais e por teleconferências para estados e municípios que, em 2012, vêm mobilizando seus fóruns de educação.
Gestão Democrática com Participação Popular no Planejamento e na Organização da Educação Nacional é o tema do primeiro painel. No segundo, serão abordados Estrutura, Organização e Conceitos Básicos do Documento-Referência da II CONAE. No último painel da manhã de lançamento da CONAE/2014 será exposto o Plano Nacional de Educação na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Cooperação Federativa e Regime de Colaboração.
O lançamento da CONAE/2014 contou com a transmissão ao vivo pela Empresa Brasileira de Comunicação (EBC) e TV MEC, no endereço eletrônico www.mec.gov.br.

fonte de pesquisa:
http://www.cnte.org.br/




Entenda o que é o CONAE...


A Conferência Nacional de Educação - CONAE é um espaço democrático aberto pelo Poder Público para que todos possam participar do desenvolvimento da Educação Nacional. Está sendo organizada para tematizar a educação escolar, da Educação Infantil à Pós Graduação, e realizada, em diferentes territórios e espaços institucionais, nas escolas, municípios, Distrito Federal, estados e país. Estudantes, Pais, Profissionais da Educação, Gestores, Agentes Públicos e sociedade civil organizada de modo geral, terão em suas mãos, a partir de janeiro de 2009, a oportunidade de conferir os rumos da educação brasileira.
O Tema da CONAE, definido por sua Comissão Organizadora Nacional, será: Construindo um Sistema Nacional Articulado de Educação: Plano Nacional de Educação, suas Diretrizes e Estratégias de Ação.

veja aqui:
http://fne.mec.gov.br/index.php/component/content/article?id=117