quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Reflexão sobre Projetos e Comprometimentos...

   
             Estou realizando esta postagem relacionada ao texto e artigo que a Deputada Estadual Marisa Formolo relatou e foi publicado não para realizar uma reflexão de contestamento e nem para gerar outras problematizações, mas para reafirmar alguns itens e refletir sobre outros e assim, gerando algumas reflexões pelos  nossos projetos e ao nosso comprometimento diante das realizações  de tantos projetos que estão muito bem elaborados teoricamente, que também estão sendo muito bem executado em certas  regiões onde existe equipes que estão além do compromisso pelas áreas sociais, são identificados com os mesmos. Realmente, nestes espaços e nestas regiões se concretiza o que esta no papel para a prática. E se pode até comemorar tamanhas façanhas!
Mas pela falta de projeto ou   pela de comprometimento e de fiscalização, podemos comprovar que existe falhas e lacunas em outros espaços,órgãos e regiões. Lacunas que ferem muitos das pessoas que realmente deveriam estar incluídas nestes benefícios citados e que foram gerados para atender estas demandas.
       A atual preocupação vai muito mais de estar ou não sendo executados, vai pelo medo de denuncias, e pela falta de fiscalização pelos próprios recursos que são liberados e tomados outros rumos.
      Sabemos muito bem que existe muitos destes recursos sendo destinados de caminhões aos diversos municípios e regiões, mas também que nem todos estão onde deveriam estar. As próprias demandas do poder executivo e legislativo destes municípios e suas regiões comprovam de certa forma estes itens citados e que estão sendo divulgados pelos diverso meios estabelecidos formalmente.
       Digo mais, não questiono apenas esferas federais, estaduais ou municipais, mas o que estamos preparando para o nosso futuro? O que e qual resultado final deveremos concluir? Por que ao perceber tantos recursos e tantos projetos, quem chega para arrecadar? Serem contemplados? Para serem as vias destes?  Muitos estão ligados aos seus atravessadores, fontes que olham como gaviões para quanto e onde deveram serem encaminhados. Quais os licitadores e quais as formulas para justificar estes mesmos procedimentos.
      Sabemos da ausência de projetos dos ditos cujos liberais, mas também precisamos perceber que estamos diante de muitos interesses egoísta até desses mesmos grupos de quem se diz ter projetos e ser identificados como partes dos diversos projetos em construção para que mais adiante consiga chegar aos seus objetivos finais, que é dar passagem aos seus indicados mesmo sendo aqueles que irão desvirtuar os objetivos específicos elaborados e sonhados pelos que buscam realizar estes de forma adequada e na sua devida aplicação!
      Acredito que muitos destes que cito acima geram tantos desperdícios e riquezas para os bolsos e empresas destes, que de forma bem planejada  estão localizados estrategicamente  sendo necessários mais rigor e muita fiscalização para que os investimentos econômicos tomem seus devidos escoamentos e os sujeitos  que foram pensados! Que estas fontes de tantos recursos, não venham fortalecer ou ainda  gerar recursos e levantar  mais oposições com os devidos recursos arrecado.   
       As próprias concessionárias elétricas são pontos estratégicos e que sabemos muito bem como são os devidos recursos e as suas aplicações.Bem como quem são as próprias empresas capacitadas para realizarem as devidas tarefas. Quais não são empresas voltadas ao processo de inclusão social. Mas de empresas que buscam e tem o perfil de grandes investidores. Grandes negócios e grandes capitais! Como podem comprometer-se com o desenvolvimento e a qualidade de vida de um povo que não é o perfil de suas empresas  concorrentes e nem da capacidade de retorno esperado?
     Os financiamentos que deveriam ser encaminhados para adequar-se ao público destinado, passa pelo encaminhamento de outros setores, órgãos e até concessionárias adequadas para aqueles que já estão preparados para entrar nestes cenários, a própria burocracia e fiscalização geradas pelos ditos facilitadores não permite que Comunidades e pessoas leigas venham ter os seus próprios direitos contemplados. Mas sim fortalecer  aqueles que já de certo modo estão orientados para realizarem ou serem incluídos no perfil que estas empresas aprovarem e criarem em seus devidos estatutos.
     Sabemos que o índice de desemprego foi reduzido e que os efeitos dos projetos sociais também realizaram seus efeitos de forma positiva, mas o que se busca é o fortalecimento destes que ainda estão fora destas alternativas e para onde estão sendo direcionados outros itens e as devidas prioridades.
     A Bolsa Família é um recurso que não pode ficar na mesma estrutura, e nem com os mesmos procedimentos, estes recursos são para quem esta na condição de miserabilidade total, é inadmissível que ainda tenhamos que discutir o que acontece com certos procedimentos e encaminhamentos.

     O discurso e o enfraquecimento da oposição vai acontecer quando estes sujeitos também serem identificados e não permitirem que os mesmos continuem fazendo sucesso ou servido-se do chapéu que não é seu e nem foi criado para contemplar seus objetivos pessoais ou de certos grupos estratégicos.

    Só assim, companheira Marisa, teremos sucesso e poderemos comemorar com a alma limpa e a consciência do dever encaminhado aos que merecem ser contemplados realmente neste cenário de muita luta e desafios de projetos daqueles que sonharam e deram suas vidas para que um dia nós pudéssemos realizar estas reflexões e debater nossos pontos de vistas ou idéias mesmo que por vezes sofremos algumas divergências, mas com certeza somos ingredientes da mesma vertente!



Elzamir Ferreira


           Este texto é referente ao artigo que postei elaborado pela Deputada Marisa Formolo. São itens que penso que devem ser realizado reflexões e organizar meios de acompanhamentos destas demandas e de tantas outras. Pois, acompanho e conheço muitos destas que descrevo pelos seus caminhos e as fontes oriundas. E a negligencia não apenas quem realiza estes fatos, mas quem conhece, sabe e cala-se consentindo que seja concretizado os mesmos!
        Não consigo olhar para uma mãe, para um pai, jovem ou criança nas filas de saúde, de uma vaga para seu filho estudar, de busca de um projeto que deveria ser incluído, mas que a burocracia e a falta de bom senso abrem alas... Fico a  pensar, a brigar comigo mesma,  que os responsáveis somos todos nós! Mesmo  que eu não esteja na frente de nada, nem que eu não signifique uma partícula  do poder constituído mas não consigo me calar diante de tantas injustiças, principalmente, fechar meus olhos diante do sonho que tantos lutadores e lutadoras sonharam, pensaram e imaginaram um dia acontecer!
            Criança no lixo, idosos morrendo nas filas e pessoas sendo passadas para trás,  e os  espertos  conseguindo demarcar seus territórios com nossos próprios consentimentos. 
Órgão públicos que só faltam colocarem cavalos fardados para prestarem atendimentos ao público! Talvez, os próprios cavalos e suas éguas fossem até mais admirados e enaltecidos pela suas belezas naturais do que certos tipos de gente atrás de seus balcões e salas ornamentadas! que de coletivo não existe naddddddddddddda! Muito menos de atendimento Social!

Elzamir Ferreira 













Artigo da Dep. Marisa Formolo....


O silêncio das oposições:
                                                                              Artigo da Dep.Estadual Marisa Formolo

Analistas políticos têm avaliado que a oposição aos governos federal e estadual está sem projeto e sem discurso. Concordo com esta análise, porém é preciso saber porque isto está ocorrendo. 

A falta de projeto se dá pela falência do ideário neoliberal, que não deu certo no Rio Grande do Sul, no Brasil e no mundo, causando uma profunda crise econômica mundial, empobrecendo os trabalhadores e fragilizando ideologicamente as oposições.

Como contraponto à proposta neoliberal, a frente liderada pelo PT implantou as políticas de aumento real do salário mínimo, redução da taxa de juros e da energia elétrica, as políticas afirmativas e compensatórias para pobres e negros, o financiamento habitacional, o Bolsa Família e o investimento do Estado na infraestrutura, fortalecendo a economia que, por sua vez, apresentou o menor índice de desemprego dos últimos dez anos. Esta atuação do Estado gerou um ciclo de crescimento com inclusão social que é reconhecido pelos brasileiros nos índices de aprovação de Lula e Dilma. 

É o sucesso das ações do governo que retira o discurso da oposição. Os resultados das gestões do PT são muito superiores, em todas as áreas, aos governos do PSDB, cuja política de privatizações, concentração da renda e desemprego foi reprovada pelos brasileiros. Para se ter uma ideia, ao final do governo Lula 30 milhões de brasileiros ascenderam para a classe média e o desemprego não é mais uma preocupação social. O modelo brasileiro é exemplo para a crise do mundo europeu.

No RS, o governo Tarso Genro, em apenas dois anos, já realizou muitas coisas e obteve recursos para fazer mais. Tarso acabou com as escolas de lata, vai recuperar a estrutura de colégios, atingirá, em 2013, os 12% para a saúde, aumentou os recursos orçamentários para educação e segurança. 

Na relação com os servidores públicos o governo gaúcho já concedeu aumento real - até 2014 ou 2018, conforme o caso- de 78,49% para brigadianos, de 117,76% para investigadores, comissários e inspetores, de 20,35% para os servidores do Instituto Geral de Perícias e de 42,36% para os professores. É importante observar que o aumento real é acima da inflação projetada de 6% ao ano. 

Na infraestrutura, Tarso vai acabar com o atual modelo de pedágios e está fazendo os acessos municipais. Enfim, o RS vai aplicar R$ 2,4 bilhões em investimentos em 2013, valor 23% maior do que o orçado em 2012. O governo do PT e seus aliados começa a resgatar o déficit social que outras forças não foram capazes de fazer. 

Observando-se o quadro comparativo das realizações dos governos sob hegemonia da oposição e as atuais, sob hegemonia do PT, compreende-se porque a oposição está quase calada. Isto ocorre porque os atuais governo federal e estadual estão fazendo muito mais e melhor do que eles fizeram. Quem não pode aplaudir, permanece em silêncio.
 Veja mais:
                                                                                   

http://secretariademulheres.blogspot.com.br/2013/02/o-silencio-das-oposicoes.html
http://www.ptsul.com.br/t.php?id_txt=39417&tp=1