domingo, 24 de março de 2013

Aulas e as novas práticas metodológica do professor Khan



Assista às aulas de Salman Khan 

Este professor e a sua nova metodologia, esta demonstrando que as nossas Escolas, que o ensino repetido, que reprova, que excluí nossos jovens e crianças para o desgosto da aprendizagem, mostra a outra versão: Aquela que nós podemos fazer. A Transformação de nossos métodos, de nossas práticas e o despertar de nossas crianças e jovens pelo gosto de querer permanecer nas escolas e encantar-se novamente pelo aprendizado, pelas descobertas do conhecimento e pela sua busca de querer saber... Mas para isso é necessário uma coisa só: O querer, e ter profissionais que aceitem e que também queiram romper com as suas velhas tiranias do passado!
Veja aqui que a nossa Presidenta Dilma, já deu o primeiro passo em busca destes objetivos .
A presidente Dilma Rousseff convidou o professor Salman Khan para desenvolver pesquisas educacionais e pedagógicas aqui no Brasil. Conteúdos para a educação básica, que reforçariam o pacto nacional pela alfabetização na idade certa. Afinal, o professor Khan é considerado hoje o cara da educação digital. 
Duzentas salas de aula no Brasil já usam os vídeos, que traduzidos em dez idiomas, entre eles o português, estão disponíveis no portal do Ministério da Educação ou no próprio site do professor Salman Khan.
veja aqui:
http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2013/01/assista-aulas-de-salman-khan-traduzidas-em-portugues.html

Como sou constituída....

           Eu me constitui assim... Quando criança, queria transformar tudo e todos. Sempre pensei assim... Confesso, que as vezes é muito difícil agir desta forma...Sou parte deste segmento. E Você? O que és? Um daqueles que acredita em tudo? E em todos? Sua opinião?... Aceita tudo?... Concorda com tudo? Sei, realmente, é mais tranquilo, cômodo e prático... Pensar, questionar e desacomodar-se para que?....? Olha, que para ser um verdadeiro revolucionário, hoje, é dizer não a quase todas essa ordem e poderes constituídos... Ser uma pessoa de pensamento de esquerda, tem que ter atitudes de esquerda e de um revolucionário ou uma revolucionária...É ser uma pessoa que não aceita conviver com esse estado dito "normal" das coisas, sem lutar contra esta ordem... Quando me refiro a luta, lutar e transformar, não estou me referindo somente a luta armada, ao método de arma, mas a metodologia de MOBILIZAR, DESPERTAR, ENCANTAR, INCENTIVAR E DESCENTRALIZAR-SE.... Opiniões, idéias e semear questionamentos...
Aprender, a ser um revolucionário hoje, é, ter significados, ter sentido de lutar contra todo o tipo de MANIPULAÇÃO, MENTIRAS E HIPOCRISIAS... É, SER CONTRA, toda essa grande parafernália de aparelhagem da DOMINAÇÃO E MANIPULAÇÃO... NÃO se pode acreditar e, querer alguém de esquerda, que mantém esse senso de transformações e, que consiga conviver com este ESTADO DE COISAS... ACREDITO, que, não se pode aceitar uma DEMOCRACIA FORMAL.QUE JUSTIFICA O SISTEMA E DÁ LUGAR PARA SUSTENTAR AS COISAS E OPORTUNIDADE DE CRIAR E FORTALECER AS COISAS... PENSO,que, precisamos aprender o que é realmente uma DEMOCRACIA.... O VERDADEIRO REVOLUCIONÁRIO, precisa defender UMA OU OUTRAS FORMAS DE DEMOCRACIAS... nas quais estabeleça e garanta a participação de todos os cidadãos ( as)... podendo ir além de um sistema de depositar o VOTO N BURACO DE UMA URNA... cada vez que somos chamados. Isto não é DEMOCRACIA!
NÃO podemos aceitar os diversos tipos de genocídios no mundo atual... Há que sentir na própria face o soco, o ato de injustiça deferido contra outra pessoa... Precisa-se lutar ferozmente contra TODAS AS INJUSTIÇAS ESTABELECIDAS, E, QUE PARA MUITOS JÁ É PARTE DE SEUS ATOS...
Precisamos ao mesmo tempo, ser revolucionário, que sabe escutar, que sabe caminhar ao encontro do horizonte e preparar-se para a travessia... Não podemos agir sobre chavões, lemas ou muros... Precisamos de conjuntura, mas estar munido de argumentos que levem ao outro lado, ao questionamento... AO SILENCIO DAQUELE QUE NÃO FOI ESCUTADO... OU QUE NÃO TEVE VEZ DE EXPOR SUA VERDADE OU VONTADE.... Há que acreditar no ser humano, ter esperanças e expectativas.... de que nele existem grandes reservas que valem apena ser despertado e motivado para caminhar, ir e ocupar seu espaço... Todas as coisas monstruosas que existem, desenvolvem-se muitas surgidas pela ausência desta esperança e deste motivar... todo o genocídios que se cometem ou cometeram, existiu um despertar... apesar de tudo isso, há que se ter esperanças e investir no ser humano...
Um revolucionário precisa ser solidário, tolerante e justo.... Olhar o mundo de uma forma em que as coisas apresentem outra ordem diferente de ver as coisas... Dar ao seu semelhante não apenas aquilo que lhes sobras, mas procurar desenvolver formas de construção de alternativas e possibilidades de ver um mundo diferente, mesmo que para isso tenha que dar sua própria vida!....

O que é uma OLAP?


O que é o OLAP (processamento analítico online)?

Os bancos de dados OLAP facilitam as consultas de inteligência comercial. OLAP é uma tecnologia de banco de dados que foi otimizada para consulta e relatório, em vez de processamento do transações. Os dados de origem do OLAP são bancos de dado OLTP (Online Transactional Processing) que são comumente armazenados em depósitos de dados. Os dados OLAP são derivados desses dados históricos, e agregados em estruturas que permitem análise sofisticada. Os dados OLAP também são organizados hierarquicamente e armazenados em cubos em vez de tabelas. Trata-se de uma tecnologia sofisticada que usa estruturas multidimensionais para fornecer acesso rápido aos dados para análise. Essa organização facilita, para um relatório de tabela ou gráfico dinâmico, a exibição de resumos de alto nível, como totais de vendas para um país ou região, bem como a exibição dos detalhes referentes aos locais em que as vendas são particularmente altas ou baixas.
Os bancos de dados OLAP foram criados para acelerar a recuperação de dados. Como o servidor OLAP, não o Microsoft Office Excel, calcula os valores resumidos, é necessário enviar menos dados para o Excel quando você cria ou altera um relatório. Essa abordagem permite que você trabalhe com quantidades muito maiores de dados de origem do que seria possível se os dados estivessem organizados em um banco de dados tradicional, em que o Excel recupera todos os registros individuais e, em seguida, calcula os valores resumidos.
Os bancos de dados OLAP contêm dois tipos básicos de dados: medidas, que são dados numéricos, as quantidades e médias que você usa para tomar decisões comerciais estando bem informado, e dimensões, que são as categorias que você usa para organizar essas medidas. Os bancos de dados OLAP ajudam a organizar os dados por muitos níveis de detalhe, usando as mesmas categorias com as quais você está familiarizado para analisar os dados.
As seções seguintes descrevem cada um desses componentes em mais detalhes:
Cubo     Uma estrutura de dados que agrega as medidas por níveis e hierarquias de cada uma das dimensões que você deseja analisar. Os cubos combinam várias dimensões, tais como tempo, geografia e linhas de produtos, com dados resumidos, tais como números de vendas ou de inventário. Os cubos não são "cubos" no sentido estritamente matemáticos porque eles não necessariamente possuem lados iguais. Entretanto, eles são uma metáfora apropriada de um conceito complexo.
Medida     Um conjunto de valores em um cubo que são baseados em uma coluna na tabela de fato do cubo e que são geralmente valores numéricos. Medidas são os valores centrais do cubo que são processados, agregados e analisados. Exemplos comuns incluem vendas, lucros, receitas e custos.
Membro      Um item em uma hierarquia que representa uma ou mais ocorrências de dados. Um membro pode ser exclusivo ou não-exclusivo. Por exemplo, 2007 e 2008 representam membros exclusivos no nível de ano de uma dimensão de tempo, onde janeiro representa membros não-exclusivos no nível de mês porque poderá haver mais de um janeiro na dimensão de tempo, se ela contiver dados de mais de um ano.
Membro calculado     Um membro de uma dimensão cujo valor é calculado durante o tempo de execução através de uma expressão. Valores de membro calculado podem ser derivados de outros valores de membros. Por exemplo, um membro calculado, Lucro, pode ser determinado pela subtração do valor do membro, Custos, do valor do membro, Vendas.
Dimensão     Um conjunto de uma ou mais hierarquias organizadas de níveis em um cubo que um usuário entende e usa como a base para a análise de dados. Por exemplo, uma dimensão geográfica talvez inclua níveis para País/Região, Estado/Província e Cidade. Ou, uma dimensão de tempo talvez inclua uma hierarquia com níveis para ano, trimestre, mês e dia. Em um relatório de tabela dinâmica ou relatório de gráfico dinâmico, cada hierarquia se torna um conjunto de campos que você pode expandir e recolher para revelar níveis mais baixos ou mais altos.
Hierarquia     Uma estrutura em árvore lógica que organiza os membros de uma dimensão de forma que cada membro tenha um membro pai e zero ou mais membros filho. Um filho é um membro no próximo nível inferior em uma hierarquia que está diretamente relacionada ao membro atual. Por exemplo, em uma hierarquia Tempo que contém os níveis Trimestre, Mês e Dia, janeiro é um filho de Tri1. Um pai é um membro na próxima hierarquia superior que está diretamente relacionado ao membro atual. O valor pai é geralmente uma consolidação dos valores de todos os seus filhos. Por exemplo, em uma hierarquia Tempo que contém os níveis Trimestre, Mês e Dia, Tri1 é o pai de janeiro.
Nível     Em uma hierarquia, os dados podem ser organizados em níveis de detalhe inferiores e superiores, tais como níveis Ano, Trimestre, Mês e Dia em uma hierarquia Tempo.
Recuperando dados OLAP       Você pode se conectar a fontes de dados OLAP da mesma forma que se conecta a fontes de dados externos. Você pode trabalhar com bancos de dados que são criados com o Serviços OLAP do Microsoft SQL Server versão 7.0, O Microsoft SQL Server Analysis Services versão 2000 e o Microsoft SQL Server Analysis Services versão 2005, os produtos de servidor Microsoft OLAP. O Excel pode trabalhar com outros produtos OLAP de terceiros que sejam compatíveis com o padrão OLE-DB para OLAP.
É possível exibir dados OLAP somente como um relatório de tabela dinâmica ou um relatório de gráfico dinâmico ou uma função de planilha convertida de um relatório de tabela dinâmica, mas não um intervalo de dados externos. Você pode salvar relatórios de tabela dinâmica OLAP e relatórios de gráfico dinâmico nos modelos de relatório e pode criar arquivos ODC (Conexão de Dados do Office) (.odc) para criar bancos de dados OLAP paraconsultas OLAP. Quando você abre um arquivo ODC, o Excel exibe um relatório de tabela dinâmica vazio, que está pronto para você utilizar.
Criando arquivos de cubo para uso offline     Você pode criar um arquivo de cubo offline (.cub) com um subconjunto dos dados de um banco de dados de servidor OLAP. Use arquivos de cubo offline para trabalhar com dados OLAP quando você não estiver conectado à sua rede. Um cubo permite que você trabalhe com quantidades de dados maiores do que poderia em um relatório de tabela dinâmica ou relatório de gráfico dinâmico, e agiliza a recuperação dos dados. Você só poderá criar arquivos de cubo se usar um provedor OLAP, tal como o Microsoft SQL Analysis Services Server versão 2005, que oferece suporte a esse recurso.
Ações de Servidor     Uma ação do servidor é um recurso opcional, porém útil, que o administrador do cubo OLAP pode definir em um servidor que usa um membro ou uma medida do cubo como parâmetro em uma consulta para obter detalhes no cubo ou iniciar outro aplicativo, como um navegador. O Excel dá suporte às ações de servidor URL, Relatório, Conjunto de Linhas, Drill-Through e Expandir Detalhes, mas não dá suporte a Proprietário, Extrato e Conjunto de Dados. Para obter mais informações, consulte Executar uma ação do servidor OLAP em um relatório de tabela dinâmica .
KPIs      Um KPI é uma medida calculada especial definida no servidor que permite que você controle "os indicadores chave de desempenho", incluindo status (O valor atual atinge a um número específico?) e tendência (qual é o valor ao longo do tempo?). Quando os indicadores são exibidos, o servidor pode enviar ícones relacionados semelhantes ao novo conjunto de ícones do Excel para indicar níveis de estados acima e abaixo (tais como um ícone de sinal de trânsito) ou se um valor está tendendo para cima ou para baixo (tal como um ícone de seta direcional).
Formatação de Servidor     Os administradores de cubo podem criar medidas e membros calculados com formatação de cor e de fonte e regras de formatação condicional, que podem ser designadas como uma regra comercial padrão corporativa. Por exemplo, um formato de servidor para lucro pode ser um formato de número de moeda, uma célula de cor verde, se o valor for maior ou igual a 30.000, e vermelho, se o valor for menor ou igual a 30.000, e um estilo de fonte negrito, se o valor for menor que 30.000, e sem formatação, se for maior ou igual a 30.000. Para obter mais informações, consulte Criar o layout e o formato de um relatório de Tabela Dinâmica
Idioma de exibição do Office     Um administrador de cubo pode definir traduções para dados e erros no servidor para usuários que precisam ver as informações da tabela dinâmica em outro idioma. Esse recurso é definido como uma propriedade de conexão de arquivo e a definição de país/região do computador do usuário deve corresponder ao idioma de exibição.
Um provedor OLAP       Para configurar as fontes de dados OLAP para o Excel, você precisa de um dos seguintes provedores OLAP:
  • Provedor Microsoft OLAP     O Excel inclui o driver de fonte de dados e o software cliente que você precisa para acessar bancos de dados criados com o Serviços OLAP do Microsoft SQL Server versão 7.0, Serviços OLAP do Microsoft SQL Server versão 2000 (8.0), e Microsoft SQL Server Analysis Services versão 2005 (9.0).
  • Provedores OLAP de terceiros     Para outros produtos OLAP, você precisa instalar drivers adicionais e software cliente. Para usar os recursos do Excel para trabalhar com dados OLAP, o produto de terceiros deve estar em conformidade com o padrão OLE-DB para OLAP e ser compatível com o Microsoft Office. Para obter informações sobre como instalar e usar um provedor OLAP de terceiros, consulte o administrador de sistema ou o fornecedor do produto OLAP.
Bancos de dados do servidor e arquivos de cubo     O software cliente OLAP do Excel dá suporte a conexões com dois tipos de bancos de dados OLAP. Se um banco de dados em um servidor OLAP estiver disponível na rede, você poderá recuperar os dados de origem diretamente dessa rede. Caso tenha um arquivo de cubo offline que contenha dados OLAP ou um arquivo de definição de cubo, você poderá conectar-se a esse arquivo e recuperar dados de origem dele.
Fontes de dados     Uma fonte de dados fornece acesso a todos os dados no banco de dados OLAP ou no arquivo de cubo offline. Após criar uma fonte de dados OLAP, você pode basear os relatórios nela e retornar os dados OLAP para o Excel na forma de um relatório de Tabela Dinâmica ou de Gráfico Dinâmico ou em uma função de planilha convertida em um relatório de Tabela Dinâmica.
Microsoft Query     É possível usar o Query para recuperar dados de um banco de dados externo, por exemplo, o Microsoft SQL ou o Microsoft Access. Não é necessário usar o Query para recuperar dados de uma Tabela Dinâmica OLAP conectada a um arquivo de cubo. Para obter mais informações, consulte Usar o Microsoft Query para recuperar dados externos.
Se trabalhar com relatórios de tabela e gráfico dinâmicos de dados de origem OLAP e de outros tipos de dados de origem, você notará algumas diferenças de recursos.
Recuperação de dados     Um servidor OLAP retorna dados novos para o Excel sempre que o layout do relatório for alterado. Com outros tipos de dados de origem externa, consulte todos os dados de origem de uma só vez ou você pode definir opções para consultar apenas quando exibir itens de campo de filtro de relatório diferentes. Você também tem outras opções para atualizar o relatório.
Em relatórios baseados em dados de origem OLAP, as configurações de campo de filtro de relatório, a consulta em segundo plano e a configuração de otimização de memória não estão disponíveis.
 OBSERVAÇÃO   A configuração de memória otimizada também não está disponível para origens de dados OLEDB e para relatórios de tabela dinâmica baseados em um intervalo de células.
Tipos de campo     Dados de origem OLAP, campos de dimensão podem ser usados somente como linha (série),coluna (categoria), ou campos de página. Campos de medida podem ser usados somente como campos de valor. Para outros tipos de dados de origem, todos os campos podem ser usados em qualquer parte de um relatório.
Acesso a dados de detalhes     Para dados de origem OLAP, o servidor determina que níveis de detalhes estão disponíveis e calcula os valores de resumo, para que os registros de detalhes que formam os valores de resumo não estejam disponíveis. No entanto, o servidor pode fornecer campos de propriedade que podem ser exibidos. Outros tipos de dados de origem não possuem campos de propriedade, mas você poderá exibir o detalhe de base para os valores de campo de dados e para itens e exibir itens sem dados.
Talvez os campos de filtro de relatório OLAP não tenham um item Todos e o comando Mostrar Páginas do Filtro de Relatório não esteja disponível.
Ordem de classificação inicial     Para dados de origem OLAP, os itens aparecem primeiro na ordem em que o servidor OLAP os retorna. Você pode então classificá-los ou reorganizá-los manualmente. Para outros tipos de dados de origem, os itens em um novo relatório aparecem primeiro classificados na ordem crescente por nome de item.
Cálculos     Os servidores OLAP fornecem valores resumidos diretamente para um relatório de modo que você não pode alterar as funções de resumo para campos de valor. Para outros tipos da dados de origem, você pode alterar a função de resumo para um campo de dados e usar várias funções de resumo para o mesmo campo de valor. Você não pode criar campos calculados ou itens calculados em relatórios com dados de origem OLAP.
Subtotais     Em relatórios com dados de origem OLAP, você não pode alterar a função de resumo para subtotais. Com outros tipos de dados de origem, você pode alterar funções de resumo para subtotais e exibir ou ocultar subtotais para todos os campos de linha e coluna.
Para dados de origem OLAP, é possível incluir ou excluir itens ocultos quando você calcula subtotais e totais gerais. Para outros tipos de dados de origem, você pode incluir itens de campo filtro de relatório ocultos em subtotais, mas itens ocultos em outros campos são excluídos por padrão.

Recursos do OLAP no Excel

Componentes de software que você precisa para acessar as fontes de dados OLAP

Diferenças de recursos entre dados de origem OLAP e não-OLAP....


veja mais:

http://office.microsoft.com/pt-br/excel-help/visao-geral-do-olap-processamento-analitico-online-HP010177437.aspx

Aulas e novas formas de ensino-aprendizagem...


Khan Academy é uma organização não governamental que tem como objetivo contribuir para a melhoria da educação por meio de vídeo-aulas online disponibilizadas gratuitamente. Além dos vídeos, o site conta com um módulo de exercícios e um painel que permite ao usuário acompanhar seu desempenho. Todo conteúdo é aberto.
A Fundação Lemann, em parceria com o Instituto Natura, Instituto Península e o Ismart está trazendo a Khan Academy para o Brasil, traduzindo os vídeos de Aritmética, Biologia, Química e Física para o português e levando a ferramenta para escolas públicas.

veja:
http://www.eingles.com.br/curso/metodos-ingles/1302-salman-khan-o-melhor-professor-do-mundo.html
http://www.eingles.com.br/