quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Ensino Médio é tema gerador da palestra pela Secretaria de Educação no IPA...


            A nova implantação  e reestruturação do currículo do ensino Médio na rede estadual, é tema que movimenta e gera muitos debates relacionados aos envolvidos nestas áreas, pois, o desafio é imenso e abrange todos os sujeitos e as comunidades desde a  qualidade ao atendimento, o desenvolvimento do aluno e sua aprendizagem, a inclusão dos alunos, dos trabalhadores, professores e pais. Pois, queremos uma Educação e uma Escola, que acolha, que seja referência, que realize a mudança cultural de todos os comprometidos neste desafio de Educar, aprender, crescer, incluir e evoluir como personagens atuantes nestes cenários...

Novo Ensino Médio é tema de oficina a docentes do IPA

Os motivos que levaram a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) à implantação da reestruturação do Ensino Médio na rede estadual, os fundamentos políticos e educacionais e resultados do primeiro ano de implantação da iniciativa foram tratados na manhã desta quinta-feira (1) em oficina no XIII Seminário de Pedagogia Universitária promovido pelo Centro Universitário Metodista IPA que teve a intervenção do secretário estadual da Educação, Professor Jose Clovis de Azevedo. De acordo com o titular da Pasta, o Ensino Médio brasileiro constitui um desafio para educadores, gestores, professores e gestores de escolas em todo o Brasil. “Aqui no Estado e no país não é diferente, mais de 30% dos jovens são reprovados ou abandonam a escola, precisamos mudar o paradigma da educação pública”, destacou Azevedo. A reestruturação curricular visa garantir identidade para o Ensino Médio, ampliar o acesso e garantir a permanência dos estudantes na escola.

Acompanharam o secretário na agenda os técnicos da Seduc Jonas Reis, Maria de Guadalupe Lima, Alejandro Jélvez e Vera Ferreira, que também abordarão temas referentes à reforma do Ensino Médio e da Educação Profissional da rede.

A participação e o debate sobre a reforma do Ensino Médio e Educação Profissional da rede estadual buscam fomentar a discussão sobre a situação atual da reestruturação curricular, apresentando ao público diagnóstico da escola pública nos dias atuais, conceitos e referenciais orientadores da reestruturação em curso na rede estadual, reflexão acerca do trabalho pedagógico, organização das áreas do conhecimento, disciplinas e suas ofertas, a partir da formação geral e diversificada e o Seminário Integrado, novidade trazida pela reestruturação que consiste em espaço de investigação que se efetiva por meio da pesquisa e em articulador do movimento interdisciplinar que caracteriza a proposta.

“Precisamos realizar uma transição, da escola da repetição para um ambiente de aprendizagem e de criação. Esta mudança epistemológica é difícil, as está sendo exigida pela contemporaneidade”, frisou Azevedo. No Rio Grande do Sul, garante o secretário, perto de 120 mil alunos têm os sonhos frustrados com a repetência ou abandono da escola anualmente. Em termos financeiros, a perda estimada é de R$ 500

Congresso Internacional do Conhecimento...


Congresso Internacional do Conhecimento

Noticia siguiente
Congreso o simposio | (Chile - Universidade de Santiago do Chile - USACH)
7 al 10 de enero de 2013
Congresso Internacional do Conhecimento
Ciências, tecnológicas e cultura. Um diálogo interdisciplinário do conhecimento. Visualizando o futuro da América Latina e Caribe Rumo a um Conhecimento Internacional. Convocatoria para a terceira versão do Congresso de Ciências, tecnológicas e humanas, que será realizado nos dias 7 a 10 janeiro de 2013 na Universidade de Santiago do Chile. Decidiu-se realizar o Congresso em Janeiro, por ser possível dar uma maior extensão e acessibilidade de instalações no campus universitário, pelas condições climáticas e cultural.
Oportunizando também aos participantes atividades turísticas orientadas pela organização do Congresso. A Universidade de Santiago do Chile pretendeu dar continuidade a esta importante iniciativa intelectual que tem como principais objetivos:
1-contribuir para o diálogo e o intercâmbio entre as diferentes disciplinas;
2- fomentar a discussão da atividade intelectual em uma América Latina atrasada tendo como marco seu Bicentenário, e
3- criar um grande movimento de cooperação de pessoas e instituições que produzem e divulgam o conhecimento para desenvolver forças intelectuais produtivas.
Pela terceira vez organizamos esse grande encontro acadêmico onde todas as disciplinas devem convergir numa perspectiva de diálogo e projeções. Este encontro resulta das redes intelectuais já existentes, visando fortalecê-las e expandí-las, assegurando a projeção de uma sociedade cvil intelectual, que deve ser constituida como em uma voz nas discussões contemporâneas. Comissão Organizadora -Olga Ulianova;-Norambuena Carmen Carrasco-Cecilia Aguayo,-Eduardo Deves-Valdés, Fernando Estenssoro Saavedra, José de la Fuente;-Samuel Navarro; Idiomas: O Congresso irá considerar as intervenções em Português, Espanhol e Inglês. Os coordenadores de simpósios poderão aceitar palestras em outros idiomas. Direito à participação Palestrantes, professores, pesquisadores, profissionais de instituições de pesquisa.
Contato: eduardo.deves @ usach.cl OBS: Convidamos a todos para aderir ao compromisso intelectual Bicentenário de Independência da América Latina na mesma página.

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Referência, Motivação e Incentivo a População...


Neste texto e noticia se afirma um dos itens que estou sempre discutindo, como podemos incentivar e motivar as pessoas, as comunidades e nossos Jovens na busca de atividades de lazer e pela inclusão do sujeito. 
A pergunta que contínuo fazendo é por que isso acontece apenas em certos locais e regiões? E, por que esses exemplos não tornam-se referências as demais Escolas e regiões?

As escolas da rede estadual de ensino tornam-se referência também no período de férias escolares. Integrantes do Programa Escola Aberta, 89 instituições estarão abertas aos finais de semana nos meses de janeiro e fevereiro. 
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segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

As Relações Internacionais no Brasil ...



O ENSINO DAS RELAÇÕES
INTERNACIONAIS NO BRASIL:
PROBLEMAS E PERSPECTIVAS



Em função das grandes transformações verificadas no mundo, na última década, ocorreu um rápido aumento
na quantidade de cursos de Relações Internacionais (RI) no Brasil. Atualmente, há quase sessenta
cursos em funcionamento. Percebe-se, todavia, é que nem sempre se asseguram condições adequadas
para o funcionamento desses cursos. Deficiências podem ser observadas não só no corpo docente, como
também nas bibliotecas, que muitas vezes não dispõem de acervo suficiente para atender às demandas
das disciplinas ministradas. Juntamente com esses problemas, os egressos dos cursos de RI têm
manifestado preocupações com sua inserção no mercado de trabalho, apesar de se encontrarem em
uma área em plena expansão, e terem uma formação múltipla que os torna altamente competitivos.
Neste artigo analisamos as condições sociais que criam a demanda pelo estudo das Relações
Internacionais no Brasil, bem como as exigências legais e institucionais para o bom funcionamento dos
cursos de graduação nessa área...
 
( Ver mais):


Fonte de pesquisa:


Shiguenoli Miyamoto
Universidade Estadual de Campinas


http://www.scielo.br

Capital Social...


Capital Social e Desenvolvimento Organizacional

Segundo o antropologo organizacional Ignacio García da Universidade de Buenos Aires, o termo Capital Social refere às redes de relacionamento baseadas na confiança, cooperação e inovação que são desenvolvidas pelos indivíduos dentro e fora da organização, facilitando o acesso à informação e ao conhecimento.
Tais redes podem adotar um caráter formal (determinadas pelos laços hierárquicos, próprios do organograma formal), mas, sobretudo, são de natureza informal, envolvendo laços horizontais (entre pares) e diagonais (entre colaboradores de distintas áreas e stakeholders).
Em suma, segundo o autor: "… o Capital Social é a amálgama que interconecta as várias formas do Capital Humano, criando o ativo intangível mais valioso das organizações: a redes humanas de trabalho."[1]
Os benefícios da gestão estrategica do Capital Social para os executivos foram brilhantemente identificados pelo sociólogo Ronald Burt da Universidade de Chicago. Burt conduziu investigações que analisaram as estruturas de rede do capital social de colaboradores chaves em distintas organizações.
Ele chegou à conclusão de que aqueles executivos que desenvolvem Capital Social de qualidade – criando “pontes” com pessoas e grupos em regiões estratégicas das suas redes, denominadas por Burt como “buracos estruturais” (structural holes) - se destacam marcadamente de seus pares nos seguintes aspectos:
- obtém promoções mais velozmente;
- são avaliados de maneiras mais satisfatórias;
- aprendem mais sobre o ambiente organizacional e o mercado no qual atuam;
- melhoram a eficácia e a eficiência das equipes que integram e dirigem;
- contribuem mais com o bem comum organizacional.

Referências

  1.  Artigo publicado na HSM online, 21/09/09, Brasil

Relações Internacionais....


Relações internacionais

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Exercícios militares frequentemente ajudam a incrementar cooperação estratégica entre países. [carece de fontes] Esta imagem mostra uma formação de navios da Marinha da Índia, daForça de Auto-Defesa Marítima do Japão e daMarinha dos Estados Unidos, durante um exercício trilateral em 2007
As Relações Internacionais (abreviadas comoRI ou REL) visam ao estudo sistemático das relações políticas, econômicas e sociais entre diferentes países cujos reflexos transcendam as fronteiras de um Estado,as empresas, tenham como locus o sistema internacional. Entre os atores internacionais, destacam-se os Estados, as empresas transnacionais, as organizações internacionais e as organizações não-governamentais. Pode se focar tanto na política externa de determinado Estado, quanto no conjunto estrutural das interações entre os atores internacionais.
Além da ciência política, as Relações Internacionais mergulham em diversos campos como a Economia, a História, o Direito internacional, a Filosofia, a Geografia, a Sociologia, a Antropologia, a Psicologia e estudosculturais. Envolve uma cadeia de diversos assuntos incluindo mas não limitados a: globalização,soberaniasustentabilidadeproliferação nuclearnacionalismodesenvolvimento econômico,sistema financeiroterrorismocrime organizadosegurança humanaintervencionismo e direitos humanos.

Índice

  [esconder

[editar]Construção do campo de estudo

As Relações Internacionais surgem como um domínio teórico da Ciência Política no período imediatamente posterior à 1ª Guerra Mundial. Usualmente, se reporta ao Royal Institute of International Affairs,[1] fundado em 1920, o pioneirismo no estudo exclusivo às relações internacionais. No mesmo período, a London School of Economics inauguraria um Departamento de Relações Internacionais, que posteriormente seria importante para a construção de teorias da escola inglesa de relações internacionais. O primeiro programa de Doutorado em Relações Internacionais do Brasil foi criado em 2001 pela PUC-Rio.[2] Já o primeiro curso de Graduação em Relações Internacionais do Brasil foi criado em 1974, na Universidade de Brasília.[3]

[editar]Teoria

Posteriormente, desenvolver-se-iam estudos focados na ação estratégica dos Estados no intuito de conservarem e ampliarem seu poder, tendo como elemento empírico de análise essencialmente a ação diplomática e bélica dos países modernos. Esses fatores ganham relevância principalmente devido ao contexto histórico: os estudos que inauguram as R.I. como disciplina autônoma se dão durante a Guerra Fria, e seus teóricos mais eminentes dissertam em universidades americanas; de modo que o pensamento internacional daquela época refletia a doutrina política seguida pelogoverno americano desses tempos. Denominou-se escola realista o grupo de acadêmicos que seguiu essa linha de pesquisa, e de Realismo sua concepção teórica. Desta corrente, destacam-seKenneth Waltz e Hans Morgenthau.
Mais a frente, com o desenvolvimento do capitalismo no mundo liberal, consequência da tendência que se firmara a partir da dec. de 1960 no então chamado "Primeiro Mundo" para ainternacionalização dos fluxos de capitais rumo aos espaços econômicos periféricosconjunturaque se configurava com a proeminência do capital americano na economia internacional, surgem teóricos que questionam a validade das concepções realistas sobre as relações políticas entre os Estados inseridos no sistema internacional, que, segundo estes, baseava-se fundamentalmente naanarquia.
Esses teóricos, que viriam a ser denominados membros da escola liberal, alegavam que a crescente interdependência econômica entre os países, potencializada pelos avanços tecnológicosdas telecomunicações, tornariam cada vez mais dispendioso o conflito. Os liberais indicavam a progressiva consolidação de regimes jurídicos internacionais, por meio das organizações supranacionais, bem como o aumento - considerado por eles irreversível - da autonomia de atores transnacionais - notadamente as empresas multinacionais - como fatores empíricos de uma inflexão no modus operandi do sistema internacional. Destacam-se desta escola teórica Robert Keohane e Joseph Nye.
Liberalismo e o Realismo consolidaram-se, ao longo das décadas do sec. XX, como as principais correntes teóricas nos estudos internacionais. Ambas as correntes derivariam novos debates, a partir da revisão de seus conceitos em novos quadros analíticos. Nos anos 1980, originar-se-iam dessas discussões as correntes neorealista e neoliberal das Relações Internacionais.

[editar]Novos temas e perspectivas nas R.I.

Para além dessas visões sobre a teoria internacional, têm surgido uma variedade de novastemáticas nos estudos internacionais, que abordam desde questões já consolidadas em outros campos do saber - como a Economia Política Internacional - a questões consideradas totalmente novas, surgindo uma revisão completa de paradigmas - como as questões ambientais e feministas, por exemplo. Muitas dessas novas discussões se pautam em conceitos e categorias de análise alternativos àqueles empregados tradicionalmente nos debates da mainstream.
A revisão da teoria marxista tem estado bastante presente no ramo "heterodoxo" da teoriaeconômica política das relações internacionais (assim como o neoclassicismo econômico nos desenvolvimentos "ortodoxos" da mesma, especialmente na figura de Charles Kindleberger e seus trabalhos sobre a Teoria da estabilidade hegemônica - por aparentemente contraditório que seja pensar em "Economia Política" e "Neoclassicismo") e, de uma maneira mais eclética, nas investigações ambientalistas.

[editar]Referências bibliográficas

  • ARON, Raymond: Paix et guerre entre las Nations. Paris : Calman-Lévy, 1984
  • BARBÉ, Esther : Relaciones * HALLIDAY, Fred. Repensando as Relações Internacionais. Porto Alegre: UFRGS, 1999.
  • JACKSON, R.; SORENSEN, G. Introdução às Relações Internacionais. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2007.
  • MOREIRA, Adriano: "Teoria das Relações Internacionais", Livraria Almedina. Coimbra, 1996.
  • MORGUENTHAU, Hans: Politcs among Nations. New York: Alfred Knopf, 1975.
  • ROCHA, Antonio. J. R. . Relações Internacionais: Teorias e Agendas. Brasília: IBRI / Funag, 2002.
  • NYE, Joseph. Compreender os conflitos internacionais. Lisboa: Gradiva, 2002.
  • WALTZ, Kenneth. O homem, o Estado e a guerra. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

Referências

[editar]Ver também

Commons possui uma categoria com multimídias sobre Relações internacionais

[editar]Ligações externas

domingo, 6 de janeiro de 2013

Duas Mãos....

Tenho apenas duas mãos
e o sentimento do mundo,
mas estou cheio escravos,
minhas lembranças escorrem
e o corpo transige
na confluência do amor.

Quando me levantar, o céu
estará morto e saqueado,
eu mesmo estarei morto,
morto meu desejo, morto
o pântano sem acordes.

Os camaradas não disseram
que havia uma guerra
e era necessário
trazer fogo e alimento.
Sinto-me disperso,
anterior a fronteiras,
humildemente vos peço
que me perdoeis.

Quando os corpos passarem,
eu ficarei sozinho
desfiando a recordação
do sineiro, da viúva e do microcopista
que habitavam a barraca
e não foram encontrados
ao amanhecer

esse amanhecer
mais noite que a noite.