quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Como podemos transformar a nossa História e Avançar?

Não desista nunca: a história da Embraer por Ozires Silva [Day1]
A aviação brasileira atualmente é referência no mundo todo e, se tem de agradecer a uma pessoa, Ozires Silva é o responsável. O empreendedor que foi um dos fundadores da Embraer, referência para qualquer um que vê obstáculos em seu caminho, garante que não basta sonhar grande, tem que sonhar enorme e acreditar sempre, pois auqeles que não desistiram e continuaram avançando, jamais foram alcançados.
http://www.endeavor.org.br/

O Paraíso Europeu


Europa: Trabalhadores de 20 países saem às ruas

GreveGeral-tpGREVE GERAL Trabalhadores europeus cruzam os braços no 14N, nessa quarta (14), em manifestações em 20 países contra medidas de austeridade econômica.

Base Comunitária do Território da Paz Santa Tereza.



    Como esta sendo citado no texto abaixo, uma das alternativas em busca de atendimento , de espraiar a ajuda a esta população, mas também de levar alternativas, para que todos que juntos consigam realizar suas caminhadas superando as dificuldades e a cultura da violência pela busca de novos horizontes e possibilidades de formação e  conscientização não só para as mulheres em si, mas para todos os sujeitos que encontram-se comprometidos com um projeto de inclusão social e de valorização ao ser humano.
Precisamos destes espaços e também de ocupar mais locais que estão por ai sendo desperdiçados para levar nossos projetos apresentando a estes os recursos que irão amparar e ainda conscientizar um número de muitos outros que por ventura ainda não estão inseridos ou desconhecem estes temas por falta de espaços e divulgação.

SPM comemora a inauguração da base comunitária do Território da Paz no bairro Santa Tereza


A secretária de Políticas para as Mulheres do RS (SPM/RS), Márcia Santana, e a sua equipe participaram hoje (13) pela manhã da inauguração da Base Comunitária do Território da Paz Santa Tereza. O prédio onde funcionava a Associação de Moradores da Vila Nossa Senhora do Brasil agora abriga também o policiamento comunitário. O Governador do Estado Tarso Genro realizou a cerimônia oficial de inauguração.Durante o dia a equipe da SPM/RS estará com stand localizado na Escola Estadual Ensino Fundamental Professor Afonso Guerreiro Lima, para divulgar às mulheres e famílias da comunidade do bairro Santa Terza os serviços do Centro Estadual de Referência da Mulher Vânia Araújo Machado e da Escuta Lilás, além de distribuir cartilhas da Lei Maria da Penha.

http://www.spm.rs.gov.br/

domingo, 14 de outubro de 2012

As causas da queda do Muro de Berlim...


A queda do Muro de Berlim. Reflexões vinte anos depois


Lenina Pomeranz
Professora associada, livre-docente da FEA-USP, pesquisadora visitante do IEA-USP e membro do Conselho Acadêmico do Grupo de Análise da Conjuntura Internacional do Instituto de Relações Internacionais da USP.


A queda do Muro de Berlim ocorreu há vinte anos, cercada de simbolismos; mas, a não ser por vozes isoladas, não se questiona o que veio depois dela.
O primeiro desses simbolismos está associado à ideia de liberdade. Caído o muro, não só se reuniriam as famílias alemãs, por ele arbitrariamente separadas, mas se teriam eliminado ao mesmo tempo todos os obstáculos à livre circulação das pessoas, dando aos homens a possibilidade de ir e vir quando lhes aprouvesse. O muro, entretanto, representando a falta de liberdade própria dos regimes do socialismo real, deixou de ser associado a esses regimes para tornar-se, atualmente, objeto concreto e virtual da discriminação resultante das desigualdades sociais, da separação dos pobres e deserdados do mundo capitalista. Temos muros de concreto separando os palestinos que buscam trabalho em Israel, mexicanos que buscam trabalho nos EUA e brasileiros favelados no Rio de Janeiro que expandem seus barracos. Os argumentos são variados - terrorismo, narcotráfico, meio ambiente -, mas, conquanto possam expressar problemas efetivamente existentes, objetivamente os muros barram pessoas que buscam uma vida melhor na parte desenvolvida do planeta. Não menos obstáculo à liberdade de ir e vir são a política anti-imigratória da União Europeia, que deporta africanos que arriscam suas vidas para ali aportar, e as veladas restrições ao movimento dos emigrantes dos países do Leste Europeu, recém-ingressados na comunidade europeia. São os muros virtuais.
O segundo simbolismo está associado ao fim do socialismo real, ao que seria uma vitória do capitalismo sobre o socialismo, no que se convencionou chamar, durante o período Khrushev na URSS, de concorrência pacífica entre os dois sistemas. Convenção, naturalmente, porque essa concorrência não foi nada pacífica, desde o surgimento do Estado socialista. De todo modo, a queda do muro representou de fato, e não só simbolicamente, o marco inicial da derrocada do sistema do socialismo real, podendo ser incluída na avalanche que se abateu no Leste Europeu no final da década de 80, e à qual se sucedeu o desmoronamento da URSS, em dezembro de 1991.
São ainda bastante controvertidas as discussões sobre o porquê de a experiência de construção de um sistema alternativo ao capitalismo ter terminado, depois de décadas de funcionamento. E não propriamente nos países europeus do Leste, onde sua implantação se deu, de forma impositiva, como resultado da Segunda Guerra Mundial, mas na URSS, onde sua implantação se deu como resultado da Revolução de Outubro e cujo modelo foi reproduzido nos referidos países. Há que se fazer, nesse sentido, considerações e reflexões sobre o tema, sem que elas sejam reduzidas de maneira simplista aos embates da Guerra Fria. O colapso do socialismo real precisa ser entendido em sua complexidade, envolvendo fatores relacionados com sua configuração e seu modo de funcionamento, mas também com fatores externos, relacionados com a oposição à sua existência e à sua influência sobre o resto da humanidade.

Veja através deste link e discuta esta ideia...

http://www.revistasusp.sibi.usp.br/scielo.php?pid=S0103-99892010000100003&script=sci_arttext

http://www.youtube.com/watch?v=efT09LZKyss

http://www.youtube.com/watch?v=3-7UeIUSdIo

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Girondinos e Jacobinos


O Grupo dos Girondinos e Jacobinos tiveram seu inicio na história e na Revolução Francesa:
Eram chamados de Girondinos, um determinado grupo político, os "moderados". Que eram chefiados por Jacques -Pierre Brissoi( 1754-1793), período que marca a Revolução Francesa.  Os Jacobinos, que eram liderados por Robespierre e Cordeliers ( por Danton), que era o Terceiro Estado,. Estes ocupavam  o lado direito da Assembléia. O Clero ocupava o Primeiro Estado . E , a Aristocracia, era o Segundo Estado. Estes defendiam uma Monarquia Constitucional  que se enfraqueciam politicamente com a tentativa de fuga de Louis XVI,. A conotação politica da formação de Esquerda e Direita provém desta divisão inicial da Assembléia Nacional Francesa. Portanto, os Girondinos, formavam seus   quadros representativos através da alta , da média e da baixa burguesia...  
Com a  República , a Assembléia teve que se dividir entre montanheses , que constituíam " Lá Montagne", eram assim chamados por que ocupavam as altas posições do plenário... Enquanto, que os girondinos e outros grupos ocupavam as partes baixas, denominadas de "peuple" de marais, ( o povo dos pântanos), ...
Existia um clima dominado pela guerra civil, Robespierre com apoio de La Montagne e dos Sans- Culpttes, que eram os proletários paririenses, que instituía o regime do terror, período que foi caracterizado por processos sumários de condenação a morte na guilhotina, envolvendo nestes cenários personalidades politicas opostas aos jacobinos , quais culminavam na eliminação dos lideres girondinos em 1793.
Os Girondinos, formavam os deputados que existiam em um departamento do interior da França, a Gironda, área próspera da costa atlântica   que era mantida  pela representação dos interesses comerciais e na visão de mundo formado pela burguesia ilustrada, quis oscilavam entre a monarquia constitucional e a república.
Essa posição de conciliação com a  monarquia que levou-os  a perdição no momento que a França foi invadida e encontraram os documentos que comprometiam as ações do rei.

Os mais representativos destes grupos era o deputado Brissot e o Roland, Ministro, em cujas ambientes, no salão da mme, Roland, reunia-se  a  sua elite para discutir e curtirem.


assista estes vídeo e compreenda como podemos ensinar nossos alunos, a História  e seus diversos contextos de forma dinâmica e criativa...

http://www.youtube.com/watch?v=c7c-hqKidgM





domingo, 16 de setembro de 2012

A INDEPENDÊNCIA DOS ESTADOS UNIDOS....





            Em 04 de Julho, Dia da Independência dos Estados Unidos da América. Muita gente não tem idéia do que esta data significa ao povo americano.
Tudo começou em 1607. Por  um pequeno grupo de colonizadores que fubdara a primeira colônia inglesa permanente na América.

Posteriormente, 13 outras colônias se espalharam pela costa Atlântica, todas elas sob o domínio do rei da Inglaterra e com mais de 2 milhões de colonizadores. No centro, Pensilvânia, New York, New Jersey e Delaware; no norte, Massachussetts, New Hampshire, Rhode Island e Connecticut e no sul, Virginia, Maryland, Carolina do Norte, Carolina do Sul e Georgia.

Quando a Inglaterra resolveu cobrar impostos dos colonizadores, muitos se recusaram a comprar os produtos tributados dando início a uma grande revolta contra a Inglaterra. Um ato contra a cobrança de impostos, de grande importância em 1773 foi "Boston Tea Party", em Boston - Massachussetts, onde colonizadores, disfarçados de indíos, destruiram mais de 3 centenas de caixas de chá retirando-as dos navios ingleses e jogadando-as ao mar. Várias leis intoleráveis impostas pela Coroa Inglesa, provocaram a convocação do primeiro Congresso Continental de Filadélfia, em 1774, pedindo ao Rei e ao Parlamento a revogação da legislação autoritária e igualdade de direitos aos colonizadores.

Tais revoltas dão início à Guerra da Independência em 1775. Um ano depois foi formulada a Declaração da Independência para proclamar a separação das 13 colônias americanas da Inglaterra. Escrita por uma comissão de 5 membros e liderada por Thomas Jefferson, foi promulgada em 4 de julho de 1776 na Filadélfia por delegados de todos os territórios.

A Declaração dos Estados Unidos da América é inspirada nos ideais do Iluminismo e defende a liberdade individual e o respeito aos Direitos Fundamentais do ser humano.

A data de 4 de Julho é o mais importante feriado americano. Celebrado com paradas, eventos esportivos e fogos de artifícios. A bandeira americana é hasteada e decorações com fitas azuis, vermelhas e brancas são utilizadas em cerimônias públicas.

Veja aqui como tudo aconteceu::

                  Os Estados Unidos foram um dos itens mais estudados, focados em meu curso, desde sua Independência, território e comercio.
Entre, alguns itens, o que mais me intrigava foi a forma como aconteceu sua Independência.
Qual foi considerada a primeira revolução americana. A Guerra de Sucessão, foi a segunda.
Tornando-se um marco no regime do sistema colonial. Pois, rompeu com o Antigo Regime que talvez não esperassem serem arrancados destas formas.
As denominadas treze colônias americanas, tiveram início nos séculos XVII e XVIII,chegando a um número de 690 000 habitantes do norte, Nova Inglaterra, Massachutsetts, Nova Hampshire, Pensilvânia, Nova York, Nova Jersey e Delaware... Carolina do Norte, carolina do Sul e Geórgia. Chegando a um total de mais ou menos dois milhões de colonizadores. Que eram explorados. Um método de desenvolvimento desigual predominavam nestes cenários. As pequenas  e médias propriedades eram tocadas pelos europeus que forma exilados por motivos , políticos ou religiosos. Os servos prestavam seus trabalhos de ritmos temporários. Quais trabalhavam de quatro a sete anos para pagarem o transporte para a América, que era financiado pelos proprietários carentes, que não tinham mão-de-obra. Cujos produtos eram semelhantes aos dos europeus, madeira, produtos da pesca e navais. Eram o que atraiam o inglês. O frete ficava caro. Apesar da proibição de manufaturas nas colônias, os Ingleses permitiram que os colonos do centro-norte, quase uma autonomia industrial.
Essas Manufaturas e policulturas trouxeram grande desenvolvimento econômico e o excedente começou a buscar novos pontos, os mercados do sul. Mesmo dependente, eles exportavam  o tabaco, o anil, o algodão... Importando todos os manufaturados e demais produtos. Ao Sul, através desta economia, prevalecia a grande propriedade escravista, com o dito trabalho livre e uma monocultura que estava voltada para a exportação.
Mas os Nortistas, ultrapassavam as fronteiras coloniais. Formando os triangulos comerciais. Sendo o mais conhecido, o comercio do peixe, da madeira, do gado e demais produtos alimentícios.
com as Antilhas, onde compravam melaço, rum e açúcar. Em Nova York e Pensilvânia, transformavam o melaço em mais rum, que trocavam por escravos na África. Os escravos iam para as Antilhas ou colônias do sul. Outro triângulo começava na Filadélfia, Nova York ou Newport, com carregamentos que trocavam na Jamaica por melaço e açúcar; levavam estes produtos para a Inglaterra e trocavam por tecidos e ferragens, trazidos para o ponto inicial do triângulo. Também foi muito ativo o triângulo iniciado com o transporte de peixe, cereais e madeira para Espanha e Portugal, de onde levavam para a Inglaterra sal, frutas e vinho, trocados por manufaturados que traziam de volta à América.


As leis inglesas de navegação não impediam o desenvolvimento da colônia porque não eram aplicadas. Mas quando o comércio colonial começou a concorrer com o comércio metropolitano, surgiram atritos que culminaram com a emancipação das treze colônias. Uma mudança na política e os atos intoleráveis, dando inicio ao comercio colonial fazendo da Inglaterra uma mudança na politica,


      Um dado conjuntural contribuiu para a mudança: a Guerra dos Sete Anos (1756-1763), entre Inglaterra e França. Vencedora, a Inglaterra se apossou de grande parte do Império Colonial Francês, especialmente terras a oeste das treze colônias americanas. O Parlamento inglês decidiu que os colonos deviam pagar parte dos custos da guerra. O objetivo era aumentar as taxas e os direitos da Coroa na América. Os ingleses também eram movidos pelo comportamento dos colonos, que não haviam colaborado com material e homens; ao contrário, aproveitaram a guerra para lucrar, comerciando com os franceses no Canadá e nas Antilhas.



A política repressiva dos ingleses, aliada a fatores culturais, como a influência do iluminismo, teve papel importante no processo revolucionário americano. George Grenville, primeiro-ministro inglês, decidiu colocar na colônia uma força militar de 10000 homens, acarretando uma despesa de 350000 libras. O Parlamento inglês aprovou duas leis para arrecadar um terço da quantia: a Lei do Açúcar (Sugar Act) e a Lei do Selo (Stamp Act).
O Sugar Act (1764) prejudicava os americanos, pois taxava produtos que não viessem das Antilhas Britânicas e acrescentava vários produtos à lista dos artigos enumerados, que só poderiam ser exportados para a Inglaterra. O Stamp Act (1765) exigia a selagem até de baralhos e dados. Os colonos protestaram, argumentando que se tratava de imposto interno, e não externo como de costume, e que não tinham representação no Parlamento que havia votado a lei. Reuniu-se então em Nova York, em 1765, o Congresso da Lei do Selo, que, declarando-se fiel à Coroa, decidiu boicotar o comércio inglês. Os comerciantes ingleses pressionaram o Parlamento e a Lei do Selo foi revogada.
Os colonos continuaram contestando o direito legislativo do Parlamento inglês. Recusaram­se a cumprir a Lei de Aquartelamento (1765), que exigia dos colonos alojamento víveres e transporte para as tropas enviadas à colônia. Ao substituir Grenville, o primeiro-ministro Charles Townshend baixou em 1767 atos baseados num princípio: se os colonos não queriam pagar impostos internos, pagassem então os externos, isto é, impostos sobre produtos importados, como chá, vidro, papel, zarcão, corantes. Era impossível burlar a lei, diante da criação da Junta Alfandegária Americana, que ainda executaria os odiados Mandados de Busca. O boicote funcionou novamente e o comércio inglês se reduziu a um terço do normal. Mais uma vez os importadores agiram e, em 1770, foram abolidos os Atos Townshend, exceto o imposto sobre o chá.
A crise explodiu em 1773 com a Lei do Chá (Tea Act), que dava o monopólio desse comércio à Companhia das Índias Orientais, onde vários políticos ingleses tinham interesses. A Companhia transportaria o chá diretamente das Índias para a América. Os intermediários tiveram grande prejuízo e ficou aberto um precedente perigoso: quem garantia que o mesmo não seria feito com outros produtos? A reação não demorou. No porto de Boston, comerciantes disfarçados de índios mohawks destruíram trezentas caixas de chá tiradas dos barcos, no episódio conhecido como A Festa do Chá de Boston (The Boston Tea Party).
Se o Parlamento cedesse, jamais recuperaria o controle da situação. Agiu energicamente. Votou as Leis Intoleráveis em 1774: o porto de Boston estava interditado até o pagamento dos prejuízos; funcionários ingleses que praticassem crimes durante as investigações seriam julgados em outra colônia ou na Inglaterra; o governador de Massachusetts teria poderes excepcionais; tropas inglesas ficariam aquarteladas em Boston.
Até aqui está evidente a oposição dos grupos mercantis da colônia aos ingleses, bem como as causas. Mas por que os agricultores ficaram ao lado dos comerciantes contra a metrópole?
Até 1763, o governo inglês havia estimulado a ocupação das terras rumo ao oeste, como forma de combater as pretensões francesas e espanholas. Desaparecidas as ameaças, seria preferível conter a população no litoral, para facilitar o controle político-fiscal. Além disso, os ingleses controlavam o comércio de peles com os índios e não desejavam a intromissão dos colonos. Por fim, agora que as terras estavam valorizadas, a Coroa podia passar a vendê-las. Tais motivos explicam a Proclamação Régia de 176, que demarcava as terras além dos Aleghanis como reserva indígena. Em 1764, a Coroa completou a política de contenção do pioneirismo com o Ato de Quebec, pelo qual o governador de Quebec passaria a controlar grande parte das terras do centro-oeste.
Os pioneiros iam vendendo suas terras e avançando sobre terras virgens. As novas leis decretavam sua falência. O grande proprietário sulista, também sempre endividado com o comerciante importador e exportador da Inglaterra, sofreria igual destino, pois só se salvava ocupando novas terras. A Lei da Moeda. (Currence Act) de 1764, proibindo a emissão de dinheiro na colônia, limitava a alta de preços dos produtos agrícolas e tornava ainda mais difícil a situação dos plantadores.


 


A Influência da Internet no Ensino-Aprendizagem...

        O texto que estou escrevendo fala como o Processo da Aprendizagem pode ser influenciado pela internet e suas ferramentas. Realizando um elo entre o Professor - aluno e o meio ambiente onde acontece a aprendizagem. Sendo que esta interação, torna-se mais prático desde que os educadores desacomodem-se neste processo de pesquisas e métodos para que  aprendam realmente a  despertar  os interesses de nossas crianças e jovens adolescentes....
Estou buscando um artigo que foi parte de uma monografia no Curso de Conclusão de Pós-Graduação em Psicopedagogia Institucional pelo INEC/Universidade Cruzeiro do Sul, orientado pelo Professor e Doutor Fábio Pestana Ramos.O enfoque principal será como esta influencia pode contribuir positivamente para despertar o interesse pela leitura e consequentemente contribuir no processo de ensino-aprendizagem e no desenvolvimento da capacidade leitora.
Dentro desta temática será abordado também o letramento digital.
Veja estes itens, acompanhe e seja mais um neste mundo da Educação atual em que apenas os trabalhadores da Educação necessitam serem mais valorizados, incentivados e assim tornarem-se bons pesquisadores.....


http://fabiopestanaramos.blogspot.com.br/2012/06/a-influencia-da-internet-no-processo-de.html