quinta-feira, 28 de março de 2013

Pesquisa e Projeto Politico e Pedagógico nas Escolas Publicas Brasileiras...


Este trabalho, qual estou postando em meu blog, Estudando a História, é para complementar aquilo que pesquiso e observo durante os diversos espaços pelos quais estamos inseridos. Também realizo este pelo processo  e caminhada da  Educação brasileira , que hoje se tem oportunidade diversas, tais como recursos, investimentos e a aquisição de materiais, livros didáticos e tantos outros, mas que mesmo diante de todos esses subsídios, ainda, deparamos-nos com diversas situações que prejudicam ou que não  são suficientes na contemplação  e superação das necessidades de muitos de nossos jovens e crianças que ficam na beira do caminho, ou seja, reprovam, evadem, abandonam as vagas e suas matriculas nas escolas etc...
Este projeto Politico Pedagógico, de um Colégio no Paraná: Onde o lema desta Escola é: 
"O Conhecimento é uma atividade humana que busca explicar as relações entre os Homens e a Natureza"... "O Conhecimento é produzido nas relações sociais mediada pelo homem"....

Estado do Paraná

Secretaria da Educação






Relatando que o Conhecimento Humano, é adquirido pelas diferente formas e relações destes com as experiencias de vida e a própria natureza. O próprio senso comum, ao método científico e as formas diversas da tecnologia, que formam os pressupostos diferenciados na concepção que muitas vezes se faz antagônicas ao homem , ao mundo  e ao próprio conhecimento...
 Um enfoque também  ao conhecimento que é produzido pela escola, como resultado dinâmico, não sendo apenas um método de simplificação cientifico , mas que é adquirido pelos alunos através do interesse e motivação destes... Também desenvolvendo os diversos enfoques  que o" Conhecimento sozinho não transforma a realidade"....
O projeto busca realizar todas essas formas de reflexão, bem como, a concepção de escola pública. Gostei muito pela dinâmica , pelo enfoque e pela profundidade deste, que através de um simples Projeto Politico Pedagógico   faz uma descrição tão profunda e sincera  da realidade do contexto de educação, de conhecimento, dos diversos espaços que as escolas brasileiras estão inseridas. Este trabalho, pelo qual fiquei lendo e refletindo parece ser algo de muita consistência, de uma equipe que realmente fez uma descrição de tantas interrogações, angustias, anseios e gestões que estamos inseridos questionando as carências, as metologias, as dificuldades profissionais, que são adequadas  e que  nem sempre qualificam os resultados da Educação.   Através de todo este processo de busca pela  inclusão e pela descentralização destes espaços elitizados, para uma real e concreta  transição de apoderamento dos programas sociais , operacionais  e pela  radicalização destes processos facilitando todos esses momentos de form que supere as dificuldades e as  condições de trabalho para  uma
verdadeira garantia de todas essas condições,  o comprometimento da verdadeira emancipação do sr humano e da transformação da sociedade.  Desenvolvendo, criando e   Garantindo propostas semelhantes as escolas através do processo de participação democrática, propiciando a liberdade de expressão, a igualdade a todos .A responsabilidade e pela pratica de justiça por todos. Exigindo e desenvolvendo  os princípios de autonomia participativa e humanizadora desde  a própria concepção de Tecnologia da sociedade moderna  e pela  concepção de Educação Fiscal.  Qual envolve os direitos, as  questões políticas e sociais das pessoas na sociedade. Que pela Educação Escolar e pela  Educação Cidadã,  se pode levar o educando a realizar uma leitura de mundo, compreendendo as suas diversificadas relações que estão inseridos  nestes contextos. Pois, o homem " transforma-se" para poder transformar a sociedade e romper com a situação de injustiças e desigualdades sociais na busca de garantia de participação social e construção da cidadania. Outra, questão tratada neste projeto, é  A concepção  e a prática de avaliação direcionada na intervenção pedagógica e pelo aprimoramento do processo de ensino aprendizagem dos educando, educadores e das instituições.  Estes pilares trazem  como  princípios da prática investigativa, diagnóstica, contínua, sistemática, abrangente e permanente. Cujas finalidades  educativa, visão uma educação real e  democrática, numa perspectiva dos educandos e não de exclusão deles...Possui  uma função diagnóstica, que  ajuda o professor a replanejar sua ação, sendo participativa, que contribui  assim para o estabelecimento de uma relação pedagógica democrática...  Um processo e  cujo  resultado é  do aprendizado, partindo de uma 
concepção de educação centrada na formação humana, na mediação do saber 
historicamente produzido e na construção da cidadania, pelo   desafio de avaliar de forma 
sistemática as escolas e as outras instâncias educacionais, na perspectiva de uma 
avaliação crítica e transformadora, fiel à realidade educacional, processual e evolutiva,
investigativa, diagnóstica, contínua, sistemática, abrangente e permanente....
Veja você também, leia e faça sua reflexão.... Sei lá! Gostei, achei magnifico este trabalho e portanto, postei para conseguir divulgar e realizar a reflexão que for necessária para todos os envolvidos e comprometidos com estes pilares: A paixão de conhecer, aprender, ser respeitado e valorizado.



Olha o Índice que norteia  este trabalho, que maravilha!


1. APRESENTAÇÃO...................................................................................4 
2. INTRODUÇÃO.......................................................................................5 
3. IDENTIFICAÇÃO DO ESTABELECIMENTO..........................................7 
 3.1 AUTORIZAÇÃO E RECONHECIMENTO....................................7 
 3.2 RELAÇÃO DE RECURSOS FÍSICOS..........................................8 
 3.3 RELAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS......................................9 
4. OBJETIVOS..........................................................................................10 
5. PRINCÍPIOS FILOSÓFICOS................................................................11 
 5.1 HISTÓRICO..............................................................................14 
 5.2 PRINCÍPIOS NORTEADORES DO ESTABELECIMENTO.........15 
6. PRINCÍPIOS NORTEADORES DA EDUCAÇÃO....................................17 
7. DIAGNÓSTICO – MARCO SITUACIONAL............................................20 
 7.1 REALIDADE BRASILEIRA........................................................20 
 7.2 REALIDADE LOCAL.................................................................21 
 7.3 REALIDADE DA COMUNIDADE ESCOLAR.............................22 
 7.4 CONTEXTO SÓCIO-CULTURAL DOS EDUCANDOS................23 
 7.5 O PERFIL DO EDUCANDO.......................................................24 
 7.6 ORGANIZAÇÃO PEDAGÓGICA DA ESCOLA............................25 
 7.7 ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA DA ESCOLA.....................25 
7.8 EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E AÇÕES PEDAGÓGICAS 
DESCENTRALIZADAS....................................................................25 
8. ATO CONCEITUAL...............................................................................27 
8.1 CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO..................................................27 
 8.2 CONCEPÇÃO DE CIDADANIA E INCLUSÃO SOCIAL..............28 
 8.3 CONCEPÇÃO DE HOMEM.......................................................29 
8.4 CONCEPÇÃO DE SOCIEDADE................................................29 
 8.5 CONCEPÇÃO DE TRABALHO..................................................30 
 8.6 CONCEPÇÃO DE CONHECIMENTO........................................31 
8.7 CONCEPÇÃO DE ESCOLA.......................................................32 
 8.8 CONCEPÇÃO DE TECNOLOGIA..............................................33 3 
 8.9 CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO FISCAL....................................34 
8.10 CONCEPÇÃO DE AVALIAÇÃO................................................35 
9. MARCO OPERACIONAL.......................................................................37 
9.1 PLANO DE AÇÃO DA ESCOLA.................................................38 
 9.1.1 GESTÃO DEMOCRÁTICA.............................................38 
 9.1.2 FORMAÇÃO CONTINUADA.........................................40 
 9.1.3 HORA ATIVIDADE........................................................41 
 9.1.4 QUALIFICAÇÃO DOS EQUIPAMENTOS E ESPAÇOS...41 
 9.1.5 ESPECIFICIDADES LOCAIS E INTERVENÇÕES 
 PEDAGÓGICAS............................................................42 
 9.1.6 CONSELHO ESCOLAR................................................43 
 9.1.7 ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO.....................44 
 9.1.8 EDUCAÇÃO ESPECIAL E SALA DE RECURSOS..........45 
 9.1.9 PROGRAMA FICA.........................................................46 
 9.1.10 ELEIÇÕES..................................................................47 
 9.1.11 RELAÇÕES DE TRABALHO.......................................47 
 9.1.12 MATERIAIS DE APOIO DIDÁTICO.............................47 
 9.1.13 BIBLIOTECA ESCOLAR.............................................47 
 9.1.14 LABORATÓRIO...........................................................48 
 9.1.15 RECURSOS TECNOLÓGICOS....................................48 
 9.2 PLANO DE AÇÃO DA EQUIPE PEDAGÓGICA..........................49 
 9.3 DESEMPENHO DA ESCOLA NAS AVALIAÇÕES EXTERNAS 
INSTITUCIONAIS....................................................................52 
 9.4 PROJETOS A SEREM DESENVOLVIDOS.................................53 
 9.5 PLANO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DO PROJETO POLÍTICO 
PEDAGÓGICO.........................................................59 
10. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS....................................................61 
ANEXOS...................................................................................................62 
• MATRIZ CURRICULAR 
• PROPOSTA CURRICULAR PEDAGÓGICA DO ENSINO 
FUNDAMENTALMENTE 
• PROPOSTA CURRICULAR PEDAGÓGICA DO ENSINO MÉDIO 
• PROPOSTA CURRICULAR PEDAGÓGICA DA EJA...
• PROJETOS A SEREM DESENVOLVIDOS NO COLÉGIO...


http://www.pbuquatorzededezembro.seed.pr.gov.br/modules/noticias/http:

www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/

http://www.diaadia.pr.gov.br/

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