sábado, 18 de maio de 2013

O ciclo de formação e aprendizagem...


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                                  A proposta de Sistema em Ciclos de Formação aparece no cenário nacional brasileiro numa tentativa de se mudar a situação do ensino-aprendizagem, tendo em vista todas as implicações e dificuldades decorrentes do sistema de seriação. A organização do ensino por ciclos, segundo PIMENTA (2001,p.6), ”não constitui uma novidade na história da educação brasileira, pois propostas de ciclo já foram  objeto de vivência e experimentação nas escolas públicas em nosso País, desde as décadas de 70 e 80, sendo as mais conhecidas o ciclo básico e o bloco único.” Como se sabe, o  maior objetivo dos ciclos é a diminuição dos índices de repetência e evasão escolar. Para entendermos melhor a proposta do ciclo recorremos a BARRETO (apud Pimenta e outros,2001,p.6) que diz:
 “O ciclo pressupõe a ordenação dos conhecimentos (conteúdos escolares) em unidades de tempo maiores e mais flexíveis, de forma a favorecer o trabalho com clientelas de diferentes procedências, estilos e ritmos de aprendizagem, sem impedir que o professor e a escola percam de vista as exigências  da aprendizagem postas para cada nível de ensino”.
 “A concepção de ciclo é uma noção pedagógica vinculada à evolução da aprendizagem de cada educando e à avaliação de seus avanços e dificuldades. Contempla uma dupla preocupação: trabalhar  as especificidades de cada educando e organizar mais coerentemente a continuidade da aprendizagem, tendo em vista uma perspectiva mais ampla e uma efetiva integração dos professores do mesmo ciclo.” 
Assim, o ciclo de formação pretende diferenciar–se, principalmente no que diz respeito à concepção de aprendizagem. Esta se apresenta da seguinte maneira na proposta da rede Municipal de Goiânia (SME,2002,p.4,9,10) :
  “(...) Por isso, quando o eixo central da proposta pedagógica da Secretaria Municipal de Goiânia é a formação integral do educando, ela só pode optar por uma forma de organizar as atividades escolares que leve em conta os diversos Ciclos de Desenvolvimento Humano porque passam os sujeitos e as diferentes fases de formação do aluno.”                                                    
“(...) O fazer pedagógico pode contribuir para a formação tanto de indivíduos unilaterais, alienados e acomodados à sua realidade, como de sujeitos omnilaterais, críticos, participativos, que interferem em sua realidade no intuito de transformá-la.
(...)Parte dos educadores desconsidera a condição de sujeito dos alunos,              distancia-se de sua realidade e de suas necessidades, o que  torna o espaço educacional algo monótono, que tem a disciplina como um fim em si mesma.(...)” (p.09 e 10- Ações e concepções)
A proposta parte do princípio de que o aluno é sujeito na construção de sua aprendizagem e portanto deve ser o foco de toda a atenção por parte de todos no Sistema de Ensino. E a escola deve se organizar para que o coletivo se coloque à disposição da aprendizagem do aluno com o objetivo de  “criar condições para que este cresça vivenciando e partilhando experiências comuns aos de sua idade”. Nesta proposta, a aprendizagem ocorre num  processo  mediado pelo meio cultural , aspecto evidenciado quando enfatiza  que é “importante para  nossas vidas a convivência com pessoas da mesma idade, com as quais possamos partilhar, tanto as descobertas e experiências quanto os segredinhos e as brincadeiras próprias da idade.”(SME,2002,p.6)
Outra proposta de sistema organizado em Ciclos de Formação  é a da Escola Plural de Minas Gerais, que de acordo com DALBEN (2000,p.59-60) assim se apresenta:............
Fonte de continuação da pesquisa

As Vantagens do “Job Rotation”



Gostei deste blog... item 7: " Eu tinha uma meta, mas precisava do apoio de outra área para atingi-la. Essa outra área não estava nem aí e não cheguei lá. Do outro lado, contribui para que eles atingissem suas metas".... Me senti aqui...

O olharrrrrrrrrrrrrrrrrrr












Textos e sinteses:




...Concepção de Vygotsky sobre as teorias que relacionam aprendizagem e
desenvolvimento
Os estudos realizados por Vygotsky indicam que as teorias que relacionam
desenvolvimento e aprendizagem estão aglutinadas basicamente em três grupos.
No primeiro grupo estão aquelas que partem do pressuposto de que existe
independência entre o processo de desenvolvimento e o processo de aprendizagem.
Nesse caso a aprendizagem seria um processo puramente externo, que não
participa ativamente do desenvolvimento nem o modifica, ainda que sejam
processos paralelos. Nessa vertente podemos incluir o pensamento de Montessori,
quando afirma que o fator ambiente pode ser modificado, isto é, construído ou
destruído, mas jamais criado, por entender que as origens do desenvolvimento
são interiores. Montessori justifica seu ponto de vista afirmando que a criança, não
porque se alimenta, porque respira, ou porque se encontra em situações de clima
favorável, mas porque possui vida exuberante dentro de si; desenvolve-se porque o...






    1. Proposta teórica
Jean Piaget nasceu em Neuchâtel, Suécia, 1896 – 1980. Sempre mostrou interesse pelas ciências naturais.
Seus estudos epistemológicos demonstravam que tanto as ações externas como os processos de pensamento implicam na organização lógica. Ele buscava conjugar duas variáveis - o lógico e o biológico – numa única teoria e, com isso, apresentar uma solução ao problema do conhecimento humano.
Piaget logo percebeu que a lógica não é inata; ao contrário, trata-se de um fenômeno que se desenvolve gradativamente. Assim, acreditar no procedimento experimental como um meio capaz de permitir a descoberta de uma espécie de embriologia ou gênese do conhecimento. A obra piagitiana, comprometida fundamentalmente com a explicação do processo de desenvolvimento do pensamento, compreende dois momentos: os trabalhos iniciais atribuem uma importância capital, na estrutura do pensamento, à linguagem e à interação entre as pessoas, revelando, dessa forma, um modelo mais comprometido com o social.
O modelo psicogenético mais difundido hoje é a obra de Piaget que concentra-se na ação e manipulação de objetos que passam a construir, juntamente com a maturação biológica, os fatores essenciais na estrutura do pensamento.
Uma segunda frente teórica, em psicologia, com a qual Piaget se depara e que vinha ocupando cada vez mais espaço nas pesquisas desta área no inicio do século, é representada pelos psicólogos da Gestalt. A teoria da forma ou procurar mostrar que alguns fenômenos perceptivos e intelectuais não podem ser explicados por meio de descrições dos elementos da consciência nem tampouco pelas analises comportamentais baseadas na associação de estímulo/ resposta. Piaget encontra ainda uma psicologia fortemente influenciada pelas ideias de Freud que questiona a ênfase dada aos processos conscientes, afirmando o papel fundamental do inconsciente para a compreensão do desenvolvimento da personalidade humana.
Piaget realiza duas primeiras pesquisas em psicologia, a ciência psicológica mantém como objeto de estudo um sujeito cindido em matéria e espiritual, o que, consequentemente, determina uma divisão na comunidade científica.
Sem perder de ponto de vista o proposito de estudar a gênese do conhecimento humano, Piaget, no inicio de seu trabalho, vai elaborando, ao mesmo
tempo, teoria e métodos próprios. Ambos mantém entre si uma relação de reciprocidade garantida pela duplicidade funcional que caracteriza esse procedimento metodológico: o método clínico-experimental funciona ao mesmo tempo como um instrumento de diagnostico e de descoberta.
Piaget introduz o método clinico – até então usado nas clinicas psiquiátricas – na pesquisa psicológica com o objetivo de obter informações mais precisas sobre o raciocínio na criança ou, em outras palavras, visando estudar como se estrutura o conhecimento humano. Uma das peculiaridades desde método é o diálogo não padronizado, mantido entre o pesquisador e a criança, que permite obter quadros mais reais do pensamento infantil bem como fugir ao modo tradicional de entrevistas compostas de perguntas elaboradas previamente....



quarta-feira, 15 de maio de 2013

Ensinar e aprender, a educação atual: um grande desafio...


...  Precisamos fazer o possível hoje para superar as condições do atraso e, 
ao mesmo tempo, criar as condições para aproveitar amanhã as possibilidades 
das novas tecnologias, tornando-se um espaço potencializado e inovando 
constantemente nas metodologias. 
Então, implementar no ensino do professor as novas tecnologias é de 
suma importância para sua vida profissional, pois dessa forma existe a 
possibilidade de colocar esse docente em condições de sujeito de seu refletir e 
de seu fazer, onde os mesmos sejam construtores e formadores de suas 
ideologias, deixando para trás tarefas isoladas e rotineiras, transformando 
assim, o processo de ensino e aprendizagem.....

Veja este trabalho: É uma reflexão real de nossas escolas, profissional, conteúdos e demais contextos...

FRAGMENTOS DE GABRIEL GARCIA MARQUEZ



1. Te quiero no por quien eres, sino...... por quien soy cuando estoy contigo.
2. Ninguna persona merece tus lágrimas, y quien se las merezca no te hara llorar.
3. Solo porque alguien no te ame como tú quieres, no significa que no te ame con todo su ser.
4. Un verdadero amigo es quien te toma de la mano y te toca el corazón.
5. La peor forma de extrañar a alguien es estar sentado a su lado y saber que nunca lo podrás tener.
6. Nunca dejes de sonreír, ni siquiera cuando estés triste, porque nunca sabes quien se puede enamorar de tu sonrisa.
7. Puedes ser solamente una persona para el mundo, pero para una persona tú eres el mundo.
8. No pases el tiempo con alguien que no esté dispuesto a pasarlo contigo.
9. Quizá Dios quiera que conozcas mucha gente equivocada antes deque conozcas a la persona adecuada, para que cuando al fin la conozcas sepas estar agradecido.
10. No llores porque ya se terminó, sonríe porque sucedió.
11. Siempre habrá gente que te lastime, así que lo que tienes quehacer es seguir confiando y solo ser más cuidadoso en quien confías dos veces.
12. Conviértete en una mejor persona y asegúrate de saber quien eres antes de conocer a alguien más y esperar que esa persona sepa quien eres.
13. No te esfuerces tanto, las mejores cosas suceden cuando menos te las esperas.