domingo, 19 de maio de 2013

Educação x Unesco...

http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/

Paradigma Construtivistas.... ( vídeos)..........

http://www.youtube.com/watch?v=_1zEriZIwQc

http://www.youtube.com/watch?v=ymiRbV2qXv8

Etapas da Educação básica e sua organização ....

Educação básica

A educação básica é o primeiro nível do ensino escolar no país e compreende três etapas: a educação infantil (para crianças de zero a cinco anos), o ensino fundamental (para alunos de seis a 14 anos) e o ensino médio (para alunos de 15 a 17 anos).
Ao longo desse percurso, crianças e adolescentes devem receber a formação comum indispensável para o exercício da cidadania, como aponta a Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Também é um objetivo da educação básica fornecer os meios para que os estudantes progridam no trabalho e em estudos posteriores, sejam eles no ensino superior ou em outras modalidades educativas.
Marcello Casal Jr/ABr
Cada uma das etapas da educação básica possui objetivos próprios e formas de organização diversas
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  • Cada uma das etapas da educação básica possui objetivos próprios e formas de organização diversas
Apesar da correlação existente entre a idade dos alunos e o nível e as modalidades de ensino, as leis e regulamentos educacionais garantem o direito de todo cidadão frequentar a escola regular em qualquer idade. No entanto, também é uma obrigação do Estado garantir os meios para que os jovens e adultos que não tenham frequentado a escola na idade adequada possam acelerar seus estudos e alcançar formação equivalente à educação básica.
De acordo com dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas em Educação Anísio Teixeira (Inep), cerca de 51,5 milhões de estudantes frequentam a educação básica. Nesse montante, estão incluídos também os alunos das modalidades de ensino técnico, educação especial (para pessoas com deficiência) e educação de jovens e adultos.
Etapas
Cada uma das etapas da educação básica possui objetivos próprios e formas de organização diversas.
A educação infantil tem como foco o desenvolvimento físico, psicológico, intelectual e social da criança. As atividades realizadas são um complemento à ação das famílias e das comunidades. Crianças de zero a três anos podem frequentar as creches ou instituições equivalentes. No caso de crianças entre quatro e cinco anos, o ensino é realizado em pré-escolas.
Os pais não são obrigados a matricular as crianças de zero a cinco anos, mas o Estado deve garantir a possibilidade de que frequentem uma instituição educacional. Pela legislação brasileira, os municípios são os responsáveis pela oferta da educação infantil pública e gratuita e pela gestão das instituições privadas.
Já o ensino fundamental é obrigatório. Isso significa que toda criança e adolescente entre seis e 14 anos deve estar na escola, sendo obrigação do Estado oferecer o ensino fundamental de forma gratuita e universal. A obrigatoriedade do ensino fundamental também implica reconhecê-lo como a formação mínima que deve ser garantida a todos os brasileiros, de qualquer idade. Em sua conclusão, o estudante deve dominar a leitura, a escrita e o cálculo. Outro objetivo desta etapa é desenvolver a capacidade de compreender o ambiente natural e social, o sistema político, a tecnologia, as artes e os valores básicos da sociedade e da família.
A partir de 2006, a duração do ensino fundamental passou de oito para nove anos. Esta medida busca aumentar o tempo de permanência das crianças na escola, mas principalmente melhorar a qualidade da formação inicial, especialmente no que diz respeito à alfabetização.
Municípios e estados devem trabalhar de forma articulada para oferecer o ensino fundamental. Já o ensino médio, com duração de três anos, é de responsabilidade dos estados.
Nesse período, são aprofundados os conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, buscando articular o conteúdo com a preparação básica para o trabalho e a cidadania. Outra função do ensino médio é propiciar a formação ética, o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico e a compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos.
Tudo isso permite ao estudante concluir a educação básica dominando conhecimentos e habilidades que possibilitem escolher rumos na vida adulta. Ele deve estar preparado para a inserção no mercado de trabalho e também para poder seguir o caminho do ensino superior.
Fonte:


Educação do Tamanho do Brasil.... ( projeto de lei no senado)....





PDF]

Projeto de Lei do Plano Nacional de Educação (PNE ... - Fasubra

www.fasubra.org.br/index.../2012-09-21-15-17-40?...lei...

PNE: construindo o futuro agora! A educação brasileira passou por uma profunda transforma- ... Foi nesse contexto histórico que o parlamento brasileiro ini- ...


Achei este projeto aqui.... precisa baixar p abri-lo... ( Projeto de Lei - PNE -  Plano Nacional de Educação... 2011- 2020)

Te Quiero - Gabriel Garcia Marquez ( Fragmentos)



1. Te quiero no por quien eres, sino...... por quien soy cuando estoy contigo.
2. Ninguna persona merece tus lágrimas, y quien se las merezca no te hara llorar.
3. Solo porque alguien no te ame como tú quieres, no significa que no te ame con todo su ser.
4. Un verdadero amigo es quien te toma de la mano y te toca el corazón.
5. La peor forma de extrañar a alguien es estar sentado a su lado y saber que nunca lo podrás tener.
6. Nunca dejes de sonreír, ni siquiera cuando estés triste, porque nunca sabes quien se puede enamorar de tu sonrisa.
7. Puedes ser solamente una persona para el mundo, pero para una persona tú eres el mundo.
8. No pases el tiempo con alguien que no esté dispuesto a pasarlo contigo.
9. Quizá Dios quiera que conozcas mucha gente equivocada antes deque conozcas a la persona adecuada, para que cuando al fin la conozcas sepas estar agradecido.
10. No llores porque ya se terminó, sonríe porque sucedió.
11. Siempre habrá gente que te lastime, así que lo que tienes quehacer es seguir confiando y solo ser más cuidadoso en quien confías dos veces.
12. Conviértete en una mejor persona y asegúrate de saber quien eres antes de conocer a alguien más y esperar que esa persona sepa quien eres.
13. No te esfuerces tanto, las mejores cosas suceden cuando menos te las esperas.

sábado, 18 de maio de 2013

Avaliando para melhorar a aprendizagem: mais algumas idéias...


 A Ficha de acompanhamento do aluno:  ( Conselho de Classe) - Uma atividade que deveria ser permanente.... diário...
... Para que os professores  consigam apropriarem-se  daqueles novos recursos e serem,
de fato, ajudados a reorganizar sua tarefa de
ensino ao empregá-los.
Para que não haja um descompasso entre o
registrado e o vivido/priorizado em sala de
aula, insistimos na necessidade de garantir
alguns cuidados aparentemente óbvios, mas
nem sempre cumpridos. Em primeiro lugar,
recordemos, deve-se ter clareza sobre o que
é necessário que os estudantes aprendam
em cada etapa escolar, o que constitui um
direito deles. É preciso “não deixar o tempo
passar”, mas sim monitorar, continuamente,
os progressos e as lacunas demonstrados pelos
estudantes. Assim, poderemos ajustar a forma
de ensinar, em lugar de esperar o fi m do perí-
odo para, já sem ter muito por fazer, constatar
se as crianças e os adolescentes aprenderam
ou não o que foi estabelecido.
Em segundo lugar, para que tenhamos clareza sobre o que ensinar e avaliar, necessitamos “traduzir” em objetivos observáveis os
conteúdos formulados geralmente de modo
muito “amplo” nos documentos curriculares
ou planos de curso. Só com esse nível de
clareza e concretude podemos fazer o registro
avaliativo ao longo das semanas em que se dá o
ensino-aprendizagem, de forma que possamos
corrigir-realimentar o processo de ensino e não
perder as informações que detectamos sobre os
meninos e as meninas no dia-a-dia.
Finalmente, e nunca é demais lembrar que,
para que o estudante e sua família tenham voz,
devem participar efetivamente do processo
de avaliação. Necessitamos garantir que as
famílias conheçam as expectativas da escola
em relação às crianças e aos adolescentes em
cada unidade e série (ou ano) e acompanhem
a trajetória percorrida, podendo se posicionar
junto à professora, à turma e à escola. Se o
estudante e sua família sabem aonde a escola
quer chegar, se estão envolvidos no dia-a-dia
de que são os principais beneficiários, poderão
participar com mais investimento e autonomia
na busca do sucesso nessa empreitada que é o
aprender. ( quero escrever o que sempre acreditei ser o melhor na escola e no sistema educacional: Participação de todos... Inclusão de todos os segmentos, principalmente da família....).... Fui contemplada nestes textos.... kkkkkk

Continuação de fontes de pesquisas e leituras diversas...


....

o sistema de organização
e Gestão da escola
José Carlos Libâneo1
Neste capítulo são apresentados alguns elementos básicos para o conhecimento da organização
escolar e para a atuação dos professores e do pessoal técnico-administrativo. Serão abordados os seguintes itens: as concepções de organização e gestão escolar; a estrutura organizacional da escola; os
elementos constitutivos do processo organizacional....


Fonte para a continuação da pesquisa:


Gestão de Sistema Educacional:


A gestão de sistema implica o ordenamento normativo e jurídico e a vinculação de instituições
sociais por meio de diretrizes comuns. “A democratização dos sistemas de ensino e da escola
implica aprendizado e vivência do exercício de participação e de tomadas de decisão. Trata-se
de um processo a ser construído coletivamente, que considera a especificidade e a possibilidade
histórica e cultural de cada sistema de ensino: municipal, distrital, estadual ou federal de cada
escola.”
(BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Programa Nacional de
Fortalecimento dos Conselhos Escolares. Gestão da educação escolar. Brasília: UnB, CEAD,
2004 vol. 5. p...
Fonte:




Em busca de alternativas
Bobbio (2000) defende como caminho para a real democratização
de nossa sociedade a ocupação de novos espaços pela população -
espaços que estão dominados por organizações do tipo hierárquico
ou burocrático. Em algumas sociedades nas quais o processo de
democratização está se intensificando, já se observa que a expansão do
poder ascendente está se estendendo da esfera das relações políticas
[...], das relações nas quais o indivíduo é considerado em
seu papel de cidadão, para a esfera das relações sociais,
das relações das quais o indivíduo é considerado na
variedade de seu ‘status’ e de seus papéis específicos, por
exemplo de pai e de filho, de cônjuge, de empresário e de
trabalhador, de professor e de estudante e até mesmo de
pai de estudante, de médico e de doente, de oficial e de
soldado, de administrador e de administrado, de produtor
e de consumidor, de gestor de serviços públicos e de
usuário, etc. (BOBBIO, 2000, p. 67)...

Fonte:



A educação na era da tecnologia: limites e perspectivas para uma formação cidadã:

... Estamos hoje vivendo uma época de grandes transformações, muitas delas 
conseqüências da revolução tecnológica. Este trabalho aborda o impacto das novas 
tecnologias de comunicação, mais especificamente da representação eletrônica do texto, e 
sua utilização no âmbito da prática pedagógica docente. Discute a idéia de inovação e sua 
articulação com a mudança educacional na perspectiva de melhoria do ensino. Em vista 
disso, procura refletir sobre o papel do educador na era da informática, abordando alguns 
referenciais que balizam a criação de uma nova escola. ...





A CENTRALIDADE DA PLURALIDADE CULTURAL:


A globalização na sua complexidade e imprecisão,
segundo Sacristan (2003, 50), ―engloba fenômenos, processos em curso, realidades e
tendências muito diversas que afetam diferentes aspectos da cultura, as comunicações, a
economia, o comércio, as relações internacionais, a política, o mundo do trabalho, a forma
de entender o mundo e a vida cotidiana‖.
Reforçando esta mesma tese, Santos (2002:26) ressalta a importância que vem sendo
dada às dimensões sociais, religiosas, jurídicas e culturais por estarem provocando
alterações na significação dos valores, dos comportamentos, nas formas como as práticas
social e cultural são produzidas e reinscritas diante da intensidade dos fluxos culturais
globais como denomina Appadurai (2004).
Os desafios da globalização no contexto da economia global e local são inúmeros.
Interpretá-la como um fenômeno multifacetado e interligado de modo complexo
(SANTOS, 2002), parece ser uma alternativa coerente e viável, uma vez que, ela, não pode
ser ignorada como um fenômeno de grande intensificação, desde os fins do século XX.
Entendo-a de uma forma descomplexificada como fluxos econômicos e de culturas nas
cenas contemporâneas, insiro, em seu contexto, as análises sobre a centralidade da
pluralidade cultural que, neste texto, partem do documento dos PCNs|MEC\1997, com o
objetivo de explorar os pontos nodais que aglutinam a ideia de significantes vazios.

Fonte de pesquisas: