quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

A violência é uma parte de nossa dignidade que se vai,,,

Quero escrever um texto no qual o tema central é a violência, como parte de nossa dignidade humana... 
Relato isso por que tenho acompanhado tantos fatos envolvendo as diversas faces destes episódio, é na rua, é nos jornais, tv, enfim, são tantas noticias que se comentam e debatem formas sem muitos resultados... Isso me faz sentir enjoada, ruim, dor na barriga e sinto vergonha de seres humanos dotados de tanta força, tanto mal, tanto ódio que descarregam em outro ser humano que nada as vezes tem a pagar... a ver, ou então, que tenha seria necessário usar destas formas para estas pessoas? E os culpados? E aqueles  que causam a nossa exploração? Que mentem, que  roubam até de seu próprio irmão? O que se faz com gente assim? Com pessoas corruptos, que para comprarem um carro, construírem uma casa, terem status, nome de uma família, vendem direitos, passam por cima de suas dignidades e valores, mesmo que o outro não tenha onde cair morto?
E nossos representantes? Onde estão? 
E as leis? 
E as crianças? E os jovens? 
E as nossas famílias? Tudo bem que temos certas famílias que só sabem defender o que é seu! O que é para seus filhos, os demais que saiam catar coquinhos se encontrarem coqueiros ainda. E cuidado, que se a sombra for boa, alguns ainda tentam ir atrás para tornarem-se donos absolutos destes, mesmo que não coloquem em seu nome, mas sempre tem aqueles que usam do famoso jeitinho, o cunhado, a cunhada e colocam o imóvel no nome deste para conseguirem adiante atingirem seus objetivos, safarem-se destes bens. 
Estou escrevendo isso e desta forma por que não concordo com este sistema injusto,com gente que se diz humano na frente de uma autoridade, de gente que se faz de bonzinho, de gente que chama outros de loucos, quando a loucura esta dentro de si próprio e das atitudes que se praticou e usa estas ferramentas pela sua vida profissional e a outros... Pelas tantas diferença entre as pessoas,culturalmente, afetivamente, financeiramente, socialmente, que muitas vezes estes são o estopim de tanta criança, jovens e pessoas inocentes sofrem os rancores e os desajustes sociais que alguns carregam fazendo suas vitimas... os traumas que alguns resolvem outros, morrem sem nem mesmo a justiça dar-lhes cobertura pelo mal sofrido. 
Um fato como exemplo recente, foi um menino guardador de carros na cidade de Viamão, ontem dia 06 de fevereiro de 2012, com seu rosto inchado, olho roxo, sangrando, triste, humilde, sem falar muito, trabalhando... mas eu senti sua dor... Doeu tanto em mim, imaginar como  outro ser humano é capaz de tomar um menino, jovem de mais o menos 14 ou 15 anos e bater-lhe... bater tanto deixando marcas, cicatrizes na face e imagine por dentro deste jovem menino... Por que alguém precisa usar da maldade, da raiva, da força para amedrontar, matar ou ferir alguém que é tão pequeno, tão sofrido e que precisa trabalhar para sobreviver. 
Imaginei, que eu fosse alguém de autoridade, de justiça, passasse por ali e percebeste este fato...o que faria? 
Pensei em uma educadora popular,  que tenho sonho e gosto de estar ao lado das pessoas que precisam de incentivo, de alegria, de esperança para aprender.... o que eu faria, o que diria para aquele menino.... 
Pensei em alguém religioso, olhando para aquele menino, sentiria o que?...Perdão? Amor? Justiça?...
Então, falei com ele, vontade de abraçar e chorar junto dele, e dizer que não queria saber o que fez, ou deixou de fazer, mas que eu jamais iria bater , magoar, ferir mesmo a pessoa que bateu nele, por que tenho certeza, que a pessoa que faz um ato assim, não parou para pensar e nem tem capacidade de colocar-se no lugar de alguém humano, por que bicho sem alma nada tem para dar, a não ser a sua maldade, o seu fel,.. mas triste é que esses fatos estão por ai no nosso dia a dia, juntinho de nós todos os dias....  muitos passam e não querem ver, e nem  pensar ou imaginar como seria estar no lugar de alguém que sofreu estes atos bárbaros... não concordo que tenha  que bater, castigar ou punir as pessoas... mesmos aqueles que muitas vezes questionei... porque se permitem que sejam algemados... e levados aos locais para detê-los?... Se nossa dignidade,o amor,o respeito pelo outro fosse alguma coisa, talvez não existisse tanta injustiça, tanta fúria, revoltas, ódios, vinganças e atos de barbares como estes. 
Outro exemplo, é o rapaz, estudante de desenho industrial, Vitor Suarez Cunha, de 21 anos, que foi defender um mendigo, morador de rua que estava sendo espancado e sofreu agressões de chutes e socos sendo hospitalizado e esta sendo submetido a cirurgias paara recuperar sua face. 
Este rapaz esta no hospital de Santa Madalena na Ilha do Governador. 
As pessoas já perderam tudo estão na rua, ainda, assim, sofrem a violência? Como? Quem? Qual cabeça e de que foi feito estes seres? A dignidade deles existe? Onde? E a nossa? E a sua? Como temos dignidade se percebemos e fugimos com medo, vergonha, ou, não seria melhor tornar-se possuído, apoderar-se de nós mesmos e tomarmos uma atitude? Afinal, temos dignidade? de que forma? de braços cruzados? Ataram nossas mãos? Amordaçaram nossa boca? E nossos olhos? Somos cegos? Se não estamos em nenhum desses itens, o que estamos fazendo? Qual é sua indignação? Que Indignação? 
E se não esta indignado e nem sofre disso, que tipo de dignidade estas incluído? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Colabore com meu Blog, deixando aqui seus cometários.