quinta-feira, 19 de julho de 2012

Uma Educação voltada ao ser humano... Seria apenas um sonho?

Estou publicando o texto de nosso querido Gaudencio sobre a Polissimia, por que penso ser este um alicerce ao nosso  aperfeiçoamento no mundo da Educação.
Sonhei sempre com uma Educação Libertadora do Sujeito. Para isso minha mãe dizia para meu pai que não podiam permitir minha insistência em querer estudar. Morávamos longe mais o menos 10 quilometros da escolinha mais próxima... Eu precisava ir de pés descalsos muitas vezes, ou então levar uma conguinha na sacolinha para atravessar um terreno encharcado e pular um rio que muitas vezes a ponte era levada com as chuvas e alagamentos no local. Mas eu não desistia... Passava o local, aproximava do outro lado e lá dava uma lavadinhas nos pés, secava com uma toalhinha, enfiava um par de meias e calçava aquelas congas que para mim era o melhor momento, meus pés se aqueciam e paravam de doer, pois os pedaços de espinhos ficavam ali machucando meus pés o tempo todo ...Sinto isso ainda em mim, quando paro para pensar nestes momentos. Minha mãe queria fazer eu parar, esperar mais um tempo, pois sentia medo, eu tão pequeninha andando pelos ca minhos daquela maneira, ela e meu pai se revezavam um levava até uma altura e outro buscavam-me... Meu irmão querido ao fazer 4 aninhos se canditaou em ir para escola comigo... assim mamãe e papai  não se preocupavam tanto, apesar que papai ia sempre nos buscar em uma altura do caminho... Me sinto culpada, meu irmão estudou até a 7ª série e disse não vou mais! Chega não consigo sofrer tanto assim, quero trabalhar e pronto. Assim fez foi para a lavoura. Trabalhava de sol a sol sem se lamentar, ainda ajudava papai e eu  nas minhas despesas para que eu pudesse me manter estudando. Mas odoiu o ensino, a Educação... Ele falava para mim que se fosse para estudar com todo esses sacrificios e ainda chegar na escola e muitas vezes ser maltrado por algum professor mal humorado, ele não ia mais continuar.
Ele não conhecia muito dos itens educacionais, mas já pensava e discutíamos sobre uam EDUCAÇÃO DIFERENTE, HUMANIZADORA! QUE O SUJEITO FOSSE INCLUÍDO NESTES PROCESSOS, UMA EDUCAÇÃO QUE ESTIVESSE VOLTADA NO VALOR HUMANO E NO DESPERTAR DO SER, VALORIZANDO, DESPERTANDO E INCENTIVANDO A PESSOA A QUERER SER GENTE AUTÕNOMO E INDEPENDENTE SUPERANDO SUAS DEFICIÊNCIAS  E OS MÉTODOS EXCLUSIVOS DO MERCADO CAPITALISTA E SELVAGEM....

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Colabore com meu Blog, deixando aqui seus cometários.