quinta-feira, 19 de julho de 2012

Semana tem Debates sobre EJA e Ensino Médio

Formação pedagógica


Semana tem debates sobre EJA, progressão continuada e ensino médio



8ª CRE



Nesta semana, estão sendo realizados no interior do Estado do Rio Grande do Sul, na Capital e na Região Metropolitana diversos encontros de formação pedagógica, que reúnem milhares de professores e educadores para debater temas relacionados com a educação de crianças, jovens e adultos gaúchos. As agendas, programadas e organizadas pelas Coordenadorias Regionais de Educação (CREs), têm acompanhamento de assessores e coordenadores do Departamento Pedagógico da Secretaria de Estado da Educação (seduc), além da presença dos titulares da pasta, Jose Clovis de Azevedo e Maria Eulalia do Nascimento. Nesta quarta-feira (18), os temas principais em foco são Educação de Jovens e Adultos (EJA), contação de histórias e letramento, planejamento e avaliação na progressão continuada dos anos iniciais e o Seminário Integrado do novo Ensino Médio gaúcho.



EJA

Educação de Jovens e Adultos em Privação de Liberdade é o tema em debate na E.E. Alberto Pasqualini, das 14h às 18h, em Porto Alegre (1ª CRE) com acompanhamento da assessora para EJA Adriana Rodrigues. Planejamento e avaliação na EJA foram destaque em Bagé (13ª CRE) na segunda-feira (17) e estarão em foco na 27ª CRE (Canoas), na quinta-feira (19), das 19h às 22h.



Contação de histórias e letramento

As assessoras Maria do Carmo Mizzetti e Alexandra Corso abordam os temas contação de histórias e letramento nos anos iniciais do Ensino Fundamental no interior do Estado, de terça (17) a sexta-feira (20). Na terça, as técnicas trabalharam com professores da 21ª CRE (Três Passos). Entre quarta e sexta, o roteiro será na 20ª CRE – Palmeira das Missões. Quarta, o trabalho será no município de Alpestre, no Colégio Cristo Redentor. Quinta, em Frederico Westphalen. E sexta-feira, na sede da CRE, em Palmeira das Missões.



Planejamento e avaliação na progressão continuada

A progressão continuada prevê a não retenção de alunos nos três anos iniciais do Ensino Fundamental. Como a ideia não consiste na promoção automática do aluno de uma série para outra, a avaliação é um dos pilares da proposta de reestruturação curricular dos anos iniciais em implantação na rede estadual. Nesta quarta-feira (18), o tema será debatido em Caçapava, município da 13ª CRE (Bagé). Na segunda e terça, professores de Bagé e Rio Grande acompanharam formação sobre progressão continuada e letramento, com as mesmas assessoras da Seduc, Naia la-Bella e Neusa Herbert.



Ensino Médio

A assessora para o Ensino Médio da Seduc Vera Maria Ferreira aborda o tema Seminário Integrado nesta quarta-feira em Caçapava (13ª CRE). Na segunda e terça, o tema foi tratado em Bagé (13ª CRE) e Vacaria (23ª CRE).



Outros assuntos de formação desta semana foram Formação pedagógica de inverno para escolas do campo (dia 16), organização de escolas indígenas (dias 16 e 17) e formação de professores para anos iniciais. Na quinta e sexta-feira (19 e 20) a coordenadora de Gestão da Aprendizagem do DP, Esther Guareschi, fala sobre o tema (Re) Construindo a Educação de Qualidade Social para educadores na 9ª CRE – Cruz Alta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Colabore com meu Blog, deixando aqui seus cometários.