Blog criado pela acadêmica Elzamir Ferreira - Curso de História da PUC-RS.
segunda-feira, 10 de dezembro de 2012
A Questão Econômica e de Políticas Sociais no Brasil Contemporâneo
Estou realizando uma pesquisa de comparação e desenvolvimento Econômico, Político e Social referente ao Brasil em suas diversas fases, portanto, estou trazendo alguns dados, livros e trabalhos que foram publicados destacando e comparando os diversos paralelos e contextos. Exemplo deste que cito abaixo.
Veja que:
Esta publicação vem expressar, mais uma vez, o acúmulo de conhecimento do
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) no campo social. Somando-se
a outras iniciativas similares da Diretoria de Estudos Sociais (Disoc), este livro
divulga os resultados de estudos e pesquisas de técnicos do Instituto sobre as
políticas sociais ao longo da última década.
O leitor é remetido, na primeira parte do livro, a um exame atento da forma-
ção histórica do mercado de trabalho brasileiro, tanto no campo como nas cidades
com a consolidação dos setores de subsistência e informal. A segunda parte apresenta o quadro geral das políticas sociais no âmbito federal implementadas no
período 1990-2002. São abordados a abrangência dessas políticas, os instrumentos e os mecanismos de seu financiamento, assim como a trajetória dos gastos
sociais. Destaca-se, ainda, o papel que a sociedade vem assumindo na formação,
implementação e no controle das políticas públicas. O conjunto de estudos convida então o leitor para uma reflexão sobre as interações entre desenvolvimento e
política social - tema do capítulo que conclui a obra.
O livro inova ao alcançar uma descrição analítica que pode subsidiar o
debate público pela via da apresentação e análise dos diversos componentes
que integram as políticas sociais no Brasil. Para uma instituição como o Ipea,
que tem como um de seus objetivos centrais dedicar-se aos temas sociais, esta
edição representa mais uma oportunidade para difundir conhecimento e contribuir para o aperfeiçoamento de ações voltadas para a melhoria das condições
de vida da população.
Fonte de pesquisa:
http://www.ipea.gov.br/sites/000/2/livros/2009/Livro_Questao_Social.pdf
Um Paralelo do Desenvolvimento Econômico e Social do Brasil e Índia..
BRASIL E ÍNDIA: UM PARALELO DO DESENVOLVIMENTO
ECONÔMICO E SOCIAL
Kátia Cirley Pinto Barcellos
Marcus Roberto Gomes Dias
Simone Maria Menezes Dias
Resumo:
Atualmente, as relações comerciais têm ocupado os principais noticiários da imprensa,
em virtude das vantagens que um acordo comercial bem elaborado e estruturado pode trazer
para os países signatários. O Brasil vem buscando acordos comerciais com outros países com
o propósito de melhorar a sua economia, e portanto o seu desenvolvimento. Dentre os países
em que o Brasil está tentando estreitar mais os seus laços encontramos a Índia.
Os acordos na área econômica são muito importantes, mais não podemos nos esquecer
eu aliados a uma economia forte tem que existir uma sociedade mais justa e igualitária, com
oportunidades reais para a população.
Esse ensaio busca analisar os universos desses dois países, Brasil e Índia, com o
propósito de identificar as principais causas de sucesso e insucesso de ambos na corrida pelo
desenvolvimento econômico e social. Por fim, veremos que o exemplo de países como a
Índia, que teve um largo investimento em educação, é possível de ser adotado no nosso país e
que é fundamental para o seu desenvolvimento acontecer.
Palavras Chave: Brasil, Índia , desenvolvimento e educação.
Fonte de Estudo e Continuidade da Pesquisa e Documento citado:
http://www.aedb.br/seget/artigos05/57_Brasil%20e%20a%20globalizacao.pdf
Como Participar do Processo Nacional de Educação...
O Fórum Nacional de Educação – FNE é um espaço inédito de interlocução entre a sociedade civil e o Estado brasileiro, reivindicação histórica da comunidade educacional e fruto de deliberação da Conferência Nacional de Educação (CONAE - 2010).
http://fne.mec.gov.br/index.php
É composto por 35 entidades representantes da sociedade civil e do poder público. De caráter permanente, O Fórum Nacional de Educação foi instituído pela Portaria MEC n.º 1.407, de 14 de dezembro de 2010, publicada no Diário Oficial da União de 16/12/2011, e tem as seguintes atribuições:
- I – Participar do processo de concepção, implementação e avaliação da política nacional de educação;
- II - Acompanhar, junto ao Congresso Nacional, a tramitação de projetos legislativos referentes à política nacional de educação, em especial a de projetos de leis dos planos decenais de educação definidos na Emenda à Constituição 59/2009;
- III - Acompanhar e avaliar os impactos da implementação do Plano Nacional de Educação;
- IV - Acompanhar e avaliar o processo de implementação das deliberações das conferências nacionais de educação;
- V - Elaborar seu Regimento Interno e aprovar “ad referendum” o Regimento Interno das conferências nacionais de educação;
- VI - Oferecer suporte técnico aos Estados, Municípios e Distrito Federal para a organização de seus fóruns e de suas conferências de educação;
- VII - Zelar para que os fóruns e as conferências de educação dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios estejam articuladas à Conferência Nacional de Educação;
VIII - Planejar e coordenar a realização de conferências nacionais de educação, bem como divulgar as suas deliberações.
Fonte de Consultas e pesquisas:http://fne.mec.gov.br/index.php
Planejamento de Atividades e a Educação no Campo...
Educação para o campo
Seduc realiza encontro de formação com CREs
Para avaliar ações desenvolvidas ao longo de 2012 e iniciar o planejamento do trabalho do ano letivo de 2013 nas escolas que atendem populações do campo, realiza-se nesta segunda-feira (10), na sede da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) encontro da Coordenação de Gestão da Aprendizagem/Educação do Campo com assessores das Coordenadorias Regionais de Educação (CREs).A intenção, explica a coordenadora da CGA, Ester Soares, é planejar ações que qualifiquem a formação e a prática pedagógica dos educadores e contribuam para a aprendizagem dos alunos, com resgate e respeito à identidade, valores e cultura do campo.
quarta-feira, 5 de dezembro de 2012
Ministério Publico da União....
O texto que esta sendo elaborado é para conduzir a todos os leitores sobre estes itens tão atuais , pela compreensão e informação de como se procede ,como se elabora determinados estabelecimentos e itens que tem sua existência voltada ao público que necessita destas mas que muitas vezes por falta de informações, divulgações e até mesmo de negligência de vontades, de conflitos de idéias políticas e interesses particulares são afastados ou criam formas para dificultar a vida e a inclusão de quem realmente necessita ser incluído nos devidos processos.
Crianças e Adolescentes:
A exploração do trabalho de crianças e adolescentes é uma das mais perversas formas de violação de direitos humanos, pois lhes retiram a formação escolar, o desenvolvimento saudável e a cidadania.
O Trabalho Escravo:
Com o objetivo de erradicar o trabalho em condições análogas às de escravo, a Coordenadoria de Erradicação do Trabalho Escravo investiga situações em que os obreiros são submetidos a trabalho forçado, servidão por dívidas, jornadas exaustiva ou condições degradantes de trabalho, como alojamento precário, água não potável, alimentação inadequada, desrespeito às normas de segurança e saúde do trabalho, falta de registro, maus tratos e violência.
o Trabalho sobre a PROMOÇÃO DA IGUALDADE:
As fraudes trabalhistas e os Trabalhadores;
Crianças e Adolescentes:
A exploração do trabalho de crianças e adolescentes é uma das mais perversas formas de violação de direitos humanos, pois lhes retiram a formação escolar, o desenvolvimento saudável e a cidadania.
O Trabalho Escravo:
Com o objetivo de erradicar o trabalho em condições análogas às de escravo, a Coordenadoria de Erradicação do Trabalho Escravo investiga situações em que os obreiros são submetidos a trabalho forçado, servidão por dívidas, jornadas exaustiva ou condições degradantes de trabalho, como alojamento precário, água não potável, alimentação inadequada, desrespeito às normas de segurança e saúde do trabalho, falta de registro, maus tratos e violência.
o Trabalho sobre a PROMOÇÃO DA IGUALDADE:
A Coordenadoria Nacional de Promoção de Igualdade de Oportunidades e Eliminação da Discriminação no Trabalho tem como objetivo definir estratégias coordenadas e integradas de política de atuação institucional, em consonância com o princípio da unidade, respeitada a independência funcional, no combate à exclusão social e à discriminação no trabalho, fomentando a troca de experiências e discussões sobre o tema, bem como a atuação ágil onde necessária se faça a presença do Ministério Público do Trabalho, integrando seus membros no plano nacional, de forma uniforme e coordenada.
As fraudes trabalhistas e os Trabalhadores;
O Meio Ambiente do Trabalho;
E demais itens com diversas informações podemos encontrar junto deste link: É Olhar e perceber as nossas realidades parecem não se dar por conta de algo vai errado. Ou, que vai dar errado. Existe vontades e pessoas responsáveis que buscam fazer o certo, o melhor e ainda, pensas naqueles que nunca forma incluídos, negados seus direitos ou, que ainda, estão sendo lesados pelos maus costumes, pela cultura que persiste vigorar e espraiar em certos meios, grupos e cabeças....
fonte:http://portal.mpt.gov.br/
Informações e Informatização da Ficai!...RS.
Permanência na Escola
Informatização da Ficai é tema de formação para CREs
O processo de implantação da informatização no preenchimento da Ficha do Aluno Infrequente (Ficai) na rede estadual de ensino é tema de formação para assessores das 30 Coordenadorias Regionais de Educação, incluindo representantes dos Núcleos de Tecnologia Educacional (NTEs). A formação será realizada na sede da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), organizadora do encontro. A ideia, explica a assessora responsável pela Ficai no Departamento de Planejamento da Seduc, Marsia Sulzbacher, é formar os multiplicadores que atuarão nas regiões, os quais serão responsáveis pela multiplicação da formação nas escolas da rede estadual de ensino.Os trabalhos serão desenvolvidos em dois turnos. Pela manhã, acontece a abertura, com participação da secretária-adjunta da Educação, Maria Eulalia Nascimento, além da diretora de Logística e Suprimentos, Ana Claudia Figueroa e do analista de informações da Companhia de Processamento de Dados de Porto Alegre (Procempa) Alípio José de Oliveira, para prestação de esclarecimento sobre os papéis a serem desempenhados por cada ente (NTE, INE – Sistema de Informação Escolar e assessorias de CREs) e a primeira oficina do dia, com participação de metade do grupo. À tarde, o restante dos presentes acompanha a oficina sobre o preenchimento da ficha em formulário eletrônico.
Este é o primeiro módulo da formação das escolas da rede estadual. Haverá outros dois, em 2013, a serem realizados nos municípios-sede das CREs, no primeiro semestre, e nas escolas, entre abril e novembro. A segunda etapa, nos municípios-sede, será realizada em parceria da Seduc com a Procempa, Ministério Público – MP – e CREs/NTEs). A terceira, ficará a cargo dos multiplicadores que se formam nesta semana na Capital.
A Ficai é um instrumento que existe desde 1997, reunindo diferentes instâncias (Governo do Estado, Prefeituras, Ministério Público, Conselhos Tutelares, Conselhos Setoriais) que visa ao acompanhamento da situação de alunos infrequentes e o seu resgate às salas de aula. Nos 15 anos de existência, a Ficai está implementada nos 496 municípios do RS. No entanto, o Termo de Ajustamento da Ficai vem sendo aprimorado. Houve ampliação, para abranger alunos entre 6 e 18 anos incompletos (com acréscimo do acompanhamento de estudantes do Ensino Médio), e inclusão de novos parceiros, além da definição de migrar para a utilização do formulário eletrônico.
“A informatização é um processo que visa agilizar os trâmites e facilitar o acompanhamento do aluno, buscando sua permanência na escola”, explica Marsia. O processo de informatização resulta de convênio firmado em agosto passado entre MP e Procempa, com participação da Seduc e demais parceiros. A informatização já vem sendo implementada em caráter experimental nos municípios de Rio Pardo e 10ª microrregião do conselho Tutelar da Capital.
Programação da formação do dia 5 de dezembro:
Local: Auditório Paulo Freire e Sala 33 (Seduc)
9h – Abertura
9h30 – esclarecimentos de papéis e expectativa multiplicadores, cronograma 2013
10h30 – intervalo
11h às 13h – Oficina Grupo 1 – exposição do programa e início do manuseio
14h às 16h – Oficina Grupo 2 – exposição do programa e início do manuseio
Governo do Estado do Rio Grande do S
Matrículas na Rede Estadual RS
Consulta de Históricos dos Exames Supletivos
(digitar o nome do candidato)
Matrícula na Escola Pública
Toda criança ou adolescente tem direito à educação.
Faça valer esse direito.
Faça valer esse direito.
Rematrícula Ano Letivo 2013
01/10/2012 a 31/10/2012
- Todos os alunos matriculados em escolas estaduais em 2012 deverão ter suas rematrículas confirmadas, na escola em que estudam, no período de 01/10/2012 a 31/10/2012 .
Ingresso 1º Semestre de 2013
Inscrição 16/10/2012 a 31/10/2012
- Devem fazer a inscrição diretamente no sitewww.educacao.rs.gov.br os candidatos que não têm vaga assegurada no 1º ano para o ano letivo de 2013 .
- No caso do candidato preencher mais de um Formulário de Inscrição, o Sistema Informatizado de Matrículas confirmará apenas uma, a de número menor, rejeitando as demais.
- As vagas serão distribuídas de acordo com a capacidade de oferta de cada escola.
- O candidato não classificado para a escola indicada noFormulário de Inscrição terá a vaga assegurada em outra escola.
- Os candidatos designados farão sua matrícula de 03/01/2013 a 11/01/2013.
Informações específicas sobre os ensinos
ENSINO FUNDAMENTAL - 1º ano
Critério: Havendo mais candidatos inscritos do que vagas disponíveis na mesma escola, a classificação dos inscritos será feita mediante a aplicação do critério zoneamento da escola com prioridade para os candidatos de idade menor .
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO - 1º ano
Critério: Entre os inscritos para a mesma escola, teráprioridade o candidato de idade menor ou a classificação se dará através de sorteio, quando previsto no regimento e quando o número de candidatos for superior ao número de vagas. Os candidatos concorrem entre si na ordem de preferência indicada no Formulário de Inscrição.
CURSO NORMAL - 1º ano
Critério: A classificação se dará através de sorteio quando o número de candidatos for superior ao número de vagas.
Atenção: Para concorrer à vaga em escola com esta modalidade, o candidato deverá colocá-la no Formulário de Inscrição como primeira indicação. As demais indicações deverão ser de escolas que oferecem Ensino Médio.
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INTEGRADA AO ENSINO MÉDIO - 1º ano
Critério: A classificação se dará através de sorteio quando o número de candidatos for superior ao número de vagas.
Atenção:
Para concorrer à vaga em escola com esta modalidade, o candidato deverá colocá-la no Formulário de Inscrição comoprimeira indicação. As demais indicações deverão ser de escolas que oferecem Ensino Médio.
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SUBSEQUENTE (CURSOS TÉCNICOS) E APROVEITAMENTO DE ESTUDOS DO CURSO NORMAL - 1º ano
Critério: A classificação se dará através de sorteio ou prova, quando prevista no regimento, quando o número de candidatos for superior ao número de vagas.
Atenção:
O Formulário de Inscrição deverá ter uma única indicação de escola. No caso do candidato preencher mais de umFormulário de Inscrição, o Sistema Informatizado de Matrículas confirmará apenas um, o de número menor, rejeitando os demais.
Transferência/Reingresso
Inscrição 03/01/2013 a 11/01/2013
Destina-se:- Aos candidatos que tenham mudado de zoneamento
- Aos candidatos matriculados em outra rede de ensino
- Aos candidatos sem escola (reingresso)
- Os candidatos designados farão sua matrícula de 24/01/2013 a 30/01/2013.
Informações específicas sobre os ensinos
ENSINO FUNDAMENTAL - 2º ano a 8º série
Critério: Havendo mais candidatos inscritos do que vagas disponíveis na mesma escola, a classificação dos inscritos será feita mediante a aplicação do critério zoneamento da escola com prioridade para os candidatos de idade menor .
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO - 2º ano
ENSINO MÉDIO 3º ano
CURSO NORMAL - 2º ano e 3º ano
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INTEGRADA AO ENSINO MÉDIO -2º ano
Ingresso - Educação Infantil e
Educação de Jovens e Adultos(EJA) Fundamental e Médio
Inscrição 03/01/2013 a 11/01/2013
- Para estas etapas a inscrição será diretamente na Escola pretendida (com exceção do EJA no Município de Porto Alegre que tem a opção de inscrição no site).
- Os candidatos designados farão sua matrícula de 24/01/2013 a 30/01/2013.
Informações específicas sobre os ensinos
EDUCAÇÃO INFANTIL
- Creche: zero a 3 ( três) anos
- Pré-escola, nível A: 4 ( quatro) anos completados até 31 de março de 2013
- Pré-escola, nível B: 5 ( cinco ) anos completados até 31 de março de 2013
A inscrição destina-se a candidatos que não têm vaga assegurada por rematrícula na própria escola.
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA
De acordo com os resultados das avaliações (classificação) para enturmação dos candidatos, serão matriculados na organização curricular correspondente, observadas as seguintes faixas etárias:
- Para o ensino fundamental, no mínimo 15 (quinze) anos completados até o dia da matrícula
- Para o ensino médio, no mínimo 18 (dezoito) anos completados até o dia da matrícula.
Ressalvado o período de inscrição estabelecido, o ingresso poderá ocorrer em qualquer período do ano considerando as vagas existentes.
Retardatários - Ingresso
Inscrição 03/01/2013 a 11/01/2013
Destina-se:- Aos candidatos que não se inscreveram no mês outubro/2012 para o 1º ano do Ensino Fundamental e o 1º ano do Ensino Médio Politécnico. Deverão preencher o Formulário de Inscrição, diretamente no site www.educacao.rs.gov.br
- Os designados farão sua matrícula de 24/01/2013 a 30/01/2013.
Informações específicas sobre os ensinos
ENSINO FUNDAMENTAL - 1º ano
Critério:
Havendo mais candidatos inscritos do que vagas disponíveis na mesma escola, a classificação dos inscritos será feita mediante a aplicação do critério zoneamento da escola com prioridade para os candidatos de idade menor.
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO - 1º ano
Critério:
Entre os inscritos para a mesma escola, terá prioridade o candidato de idade menor ou a classificação se dará através de sorteio, quando previsto no regimento e quando o número de candidatos for superior ao número de vagas. Os candidatos concorrem entre si na ordem de preferência indicada no Formulário de Inscrição.
Informações
Coordenadorias Regionais de Educação - CRE
|
---|
Clique aqui para obter informações da CRE desejada, como telefones de contato e referidos municípios. |
Municípios com Centrais de Matrículas
nas Redes Estadual e Municipal | |
---|---|
Alvorada | Rua Artur Garcia, 41 Telefone: (51) 3442-0180 Horário atendimento: 8h às 18h Expediente interno: sexta-feira |
Cachoeira do Sul | Rua Sete de Setembro, 1040 Bairro Centro Telefone: (51) 3724-0305 Horário atendimento: até 30/12/2012 a Centralnão fechará ao meio-dia, permanecendo aberta das 8h às 17h30min |
Cachoeirinha | Rua Érico Veríssimo, nº 470 Bairro Parque da Matriz - Parada 57 Telefone: (51) 3469-8928 Horário atendimento: 8h às 17h Expediente interno: segunda-feira das 12h às 17h |
Canoas | Rua Monte Castelo, 340 Bairro Nossa Senhora das Graças Telefone:(51) 3465-6844 Horário atendimento: 8h às 12h - 13h às 17h Expediente interno: sexta-feira à tarde |
Caxias do Sul | Av. Júlio de Castilhos, 2555 Telefone: (54) 3901-1442 Horário atendimento: 8h às 17h |
Gravataí | Rua Eli Corrêa, 675 Telefone: (51) 3042-7998 Horário atendimento: 8h às 18h30 min |
Passo Fundo (somente Rede Estadual) | Av. Brasil, 651 - SINE Bairro: Centro - Telefone: (54) 3311-3145 Horário atendimento: 8h às 14h Expediente interno: quarta-feira |
Pelotas | Rua Andrade Neves, 2276 Bairro: Centro - Telefone: (53) 3225-0492 Horário atendimento: 8h às 17h30 min Expediente interno: quarta-feira |
Porto Alegre | Av. Borges de Medeiros, 1501 (Centro Administrativo) Telefone: (51) 3288-4888 Horário atendimento: 8h30 min às 17h30min Expediente interno: quarta-feira |
Santa Maria | Rua 19 de Novembro, s/n (fundos do DA) Telefone: (55) 3217-7058 Horário atendimento: 8h às 12h - 13h30min às 17h30min Expediente interno: quarta-feira |
São Leopoldo | Av. Dom João Becker, s/n - Sala 04 Ginásio Municipal Celso Morbach - Bairro Centro Telefone: (51) 3589-6666 Horário atendimento: 8h às 17h |
Viamão | Rua Mal. Deodoro, 220 - Centro Telefone: (51) 3446-6226 Horário atendimento: 8h às 12h - 13h às 17h |
Observação: * Municípios com Central de Matrículas na Rede Estadual e Municipal : Alvorada, Cachoeira do Sul, Cachoeirinha, Canoas, Caxias do Sul, Gravataí, Pelotas, Porto Alegre, Santa Maria, São Leopoldo e Viamão * Município com Central de Matrículas somente na Rede Estadual:Passo Fundo |
Assinar:
Postagens (Atom)