Este trabalho, qual estou postando em meu blog, Estudando a História, é para complementar aquilo que pesquiso e observo durante os diversos espaços pelos quais estamos inseridos. Também realizo este pelo processo e caminhada da Educação brasileira , que hoje se tem oportunidade diversas, tais como recursos, investimentos e a aquisição de materiais, livros didáticos e tantos outros, mas que mesmo diante de todos esses subsídios, ainda, deparamos-nos com diversas situações que prejudicam ou que não são suficientes na contemplação e superação das necessidades de muitos de nossos jovens e crianças que ficam na beira do caminho, ou seja, reprovam, evadem, abandonam as vagas e suas matriculas nas escolas etc...
Este projeto Politico Pedagógico, de um Colégio no Paraná: Onde o lema desta Escola é:
"O Conhecimento é uma atividade humana que busca explicar as relações entre os Homens e a Natureza"... "O Conhecimento é produzido nas relações sociais mediada pelo homem"....
Relatando que o Conhecimento Humano, é adquirido pelas diferente formas e relações destes com as experiencias de vida e a própria natureza. O próprio senso comum, ao método científico e as formas diversas da tecnologia, que formam os pressupostos diferenciados na concepção que muitas vezes se faz antagônicas ao homem , ao mundo e ao próprio conhecimento...
Um enfoque também ao conhecimento que é produzido pela escola, como resultado dinâmico, não sendo apenas um método de simplificação cientifico , mas que é adquirido pelos alunos através do interesse e motivação destes... Também desenvolvendo os diversos enfoques que o" Conhecimento sozinho não transforma a realidade"....
O projeto busca realizar todas essas formas de reflexão, bem como, a concepção de escola pública. Gostei muito pela dinâmica , pelo enfoque e pela profundidade deste, que através de um simples Projeto Politico Pedagógico faz uma descrição tão profunda e sincera da realidade do contexto de educação, de conhecimento, dos diversos espaços que as escolas brasileiras estão inseridas. Este trabalho, pelo qual fiquei lendo e refletindo parece ser algo de muita consistência, de uma equipe que realmente fez uma descrição de tantas interrogações, angustias, anseios e gestões que estamos inseridos questionando as carências, as metologias, as dificuldades profissionais, que são adequadas e que nem sempre qualificam os resultados da Educação. Através de todo este processo de busca pela inclusão e pela descentralização destes espaços elitizados, para uma real e concreta transição de apoderamento dos programas sociais , operacionais e pela radicalização destes processos facilitando todos esses momentos de form que supere as dificuldades e as condições de trabalho para uma
verdadeira garantia de todas essas condições, o comprometimento da verdadeira emancipação do sr humano e da transformação da sociedade. Desenvolvendo, criando e Garantindo propostas semelhantes as escolas através do processo de participação democrática, propiciando a liberdade de expressão, a igualdade a todos .A responsabilidade e pela pratica de justiça por todos. Exigindo e desenvolvendo os princípios de autonomia participativa e humanizadora desde a própria concepção de Tecnologia da sociedade moderna e pela concepção de Educação Fiscal. Qual envolve os direitos, as questões políticas e sociais das pessoas na sociedade. Que pela Educação Escolar e pela Educação Cidadã, se pode levar o educando a realizar uma leitura de mundo, compreendendo as suas diversificadas relações que estão inseridos nestes contextos. Pois, o homem " transforma-se" para poder transformar a sociedade e romper com a situação de injustiças e desigualdades sociais na busca de garantia de participação social e construção da cidadania. Outra, questão tratada neste projeto, é A concepção e a prática de avaliação direcionada na intervenção pedagógica e pelo aprimoramento do processo de ensino aprendizagem dos educando, educadores e das instituições. Estes pilares trazem como princípios da prática investigativa, diagnóstica, contínua, sistemática, abrangente e permanente. Cujas finalidades educativa, visão uma educação real e democrática, numa perspectiva dos educandos e não de exclusão deles...Possui uma função diagnóstica, que ajuda o professor a replanejar sua ação, sendo participativa, que contribui assim para o estabelecimento de uma relação pedagógica democrática... Um processo e cujo resultado é do aprendizado, partindo de uma
concepção de educação centrada na formação humana, na mediação do saber
historicamente produzido e na construção da cidadania, pelo desafio de avaliar de forma
sistemática as escolas e as outras instâncias educacionais, na perspectiva de uma
avaliação crítica e transformadora, fiel à realidade educacional, processual e evolutiva,
investigativa, diagnóstica, contínua, sistemática, abrangente e permanente....
Veja você também, leia e faça sua reflexão.... Sei lá! Gostei, achei magnifico este trabalho e portanto, postei para conseguir divulgar e realizar a reflexão que for necessária para todos os envolvidos e comprometidos com estes pilares: A paixão de conhecer, aprender, ser respeitado e valorizado.
Olha o Índice que norteia este trabalho, que maravilha!
1. APRESENTAÇÃO...................................................................................4
2. INTRODUÇÃO.......................................................................................5
G
3. IDENTIFICAÇÃO DO ESTABELECIMENTO..........................................7
3.1 AUTORIZAÇÃO E RECONHECIMENTO....................................7
3.2 RELAÇÃO DE RECURSOS FÍSICOS..........................................8
3.3 RELAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS......................................9
4. OBJETIVOS..........................................................................................10
5. PRINCÍPIOS FILOSÓFICOS................................................................11
5.1 HISTÓRICO..............................................................................14
5.2 PRINCÍPIOS NORTEADORES DO ESTABELECIMENTO.........15
6. PRINCÍPIOS NORTEADORES DA EDUCAÇÃO....................................17
7. DIAGNÓSTICO – MARCO SITUACIONAL............................................20
7.1 REALIDADE BRASILEIRA........................................................20
7.2 REALIDADE LOCAL.................................................................21
7.3 REALIDADE DA COMUNIDADE ESCOLAR.............................22
7.4 CONTEXTO SÓCIO-CULTURAL DOS EDUCANDOS................23
7.5 O PERFIL DO EDUCANDO.......................................................24
7.6 ORGANIZAÇÃO PEDAGÓGICA DA ESCOLA............................25
7.7 ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA DA ESCOLA.....................25
7.8 EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E AÇÕES PEDAGÓGICAS
DESCENTRALIZADAS....................................................................25
8. ATO CONCEITUAL...............................................................................27
8.1 CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO..................................................27
8.2 CONCEPÇÃO DE CIDADANIA E INCLUSÃO SOCIAL..............28
8.3 CONCEPÇÃO DE HOMEM.......................................................29
8.4 CONCEPÇÃO DE SOCIEDADE................................................29
8.5 CONCEPÇÃO DE TRABALHO..................................................30
8.6 CONCEPÇÃO DE CONHECIMENTO........................................31
8.7 CONCEPÇÃO DE ESCOLA.......................................................32
8.8 CONCEPÇÃO DE TECNOLOGIA..............................................33 3
8.9 CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO FISCAL....................................34
8.10 CONCEPÇÃO DE AVALIAÇÃO................................................35
9. MARCO OPERACIONAL.......................................................................37
9.1 PLANO DE AÇÃO DA ESCOLA.................................................38
9.1.1 GESTÃO DEMOCRÁTICA.............................................38
9.1.2 FORMAÇÃO CONTINUADA.........................................40
9.1.3 HORA ATIVIDADE........................................................41
9.1.4 QUALIFICAÇÃO DOS EQUIPAMENTOS E ESPAÇOS...41
9.1.5 ESPECIFICIDADES LOCAIS E INTERVENÇÕES
PEDAGÓGICAS............................................................42
9.1.6 CONSELHO ESCOLAR................................................43
9.1.7 ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO.....................44
9.1.8 EDUCAÇÃO ESPECIAL E SALA DE RECURSOS..........45
9.1.9 PROGRAMA FICA.........................................................46
9.1.10 ELEIÇÕES..................................................................47
9.1.11 RELAÇÕES DE TRABALHO.......................................47
9.1.12 MATERIAIS DE APOIO DIDÁTICO.............................47
9.1.13 BIBLIOTECA ESCOLAR.............................................47
9.1.14 LABORATÓRIO...........................................................48
9.1.15 RECURSOS TECNOLÓGICOS....................................48
9.2 PLANO DE AÇÃO DA EQUIPE PEDAGÓGICA..........................49
9.3 DESEMPENHO DA ESCOLA NAS AVALIAÇÕES EXTERNAS
INSTITUCIONAIS....................................................................52
9.4 PROJETOS A SEREM DESENVOLVIDOS.................................53
9.5 PLANO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DO PROJETO POLÍTICO
PEDAGÓGICO.........................................................59
10. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS....................................................61
ANEXOS...................................................................................................62
• MATRIZ CURRICULAR
• PROPOSTA CURRICULAR PEDAGÓGICA DO ENSINO
FUNDAMENTALMENTE
• PROPOSTA CURRICULAR PEDAGÓGICA DO ENSINO MÉDIO
• PROPOSTA CURRICULAR PEDAGÓGICA DA EJA...
• PROJETOS A SEREM DESENVOLVIDOS NO COLÉGIO...
http://www.pbuquatorzededezembro.seed.pr.gov.br/modules/noticias/http:
www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/
http://www.diaadia.pr.gov.br/