Blog criado pela acadêmica Elzamir Ferreira - Curso de História da PUC-RS.
terça-feira, 5 de junho de 2012
Um caderno com perspectivas ao aprendizado ...
CADERNO DE EXPECTATIVAS
DE APRENDIZAGEM
Em 2011 iniciaram-se as discussões sobre a possibilidade de
elaboração do Caderno de Expectativas de Aprendizagem pelo Departamento
de Educação Básica. O documento foi elaborado de maneira coletiva, com a
participação dos professores da rede e dos técnicos-pedagógicos que atuam
nos Núcleos Regionais da Educação, apresentando a sistematização de,
aproximadamente, 11.720 contribuições dos professores, debatidas durante
a Semana Pedagógica de julho de 2011, bem como as contribuições dos
técnicos-pedagógicos dos NRE, discutidas na formação continuada, realizada
pelo DEB.
É necessário destacar que a opção pela elaboração das Expectativas
de Aprendizagem deu-se pela necessidade de continuar o processo de
implementação das Diretrizes Curriculares Orientadoras da Educação Básica
para a Rede Estadual (Parecer CEE/CEB n. 130/10)
1
, referencial teórico
curricular que fundamenta o documento. A elaboração das Expectativas de
Aprendizagem busca, sobretudo, atender a um princípio legal: o direito à
educação com qualidade e equidade.
Assim, as Expectativas de Aprendizagem expressam aquilo que
é essencial ao aluno conhecer ao final de cada ano do Ensino Fundamental
e ao final do Ensino Médio, dentro de cada conteúdo básico definido nas
Diretrizes. Por se referirem a esses conteúdos, as Expectativas são amplas, e
se apresentam como um norte, um objetivo final a ser atingido, uma vez que é
prerrogativa da mantenedora definir o desenvolvimento básico esperado para
todos os alunos, em todos os anos.
Nessa perspectiva, servirão como mais um subsídio ao trabalho
docente, podendo ser utilizadas como referencial, tanto para o planejamento das
aulas, quanto para o acompanhamento do trabalho pedagógico. Vale ressaltar
que esse documento poderá subsidiar a elaboração da Proposta Pedagógica
Curricular e do Plano de Trabalho Docente, visto que a elaboração desses são
atribuições dos professores dos estabelecimentos de ensino, os quais possuem
autonomia para sua produção. Desse modo, o Caderno de Expectativas de
Aprendizagem não tem a intenção de substituir esses documentos, pois cabe
ao coletivo escolar definir o quê, como, para quem e para quê ensinar, bem
como planejar e avaliar o processo de ensino-aprendizagem. As Expectativas
de Aprendizagem representam, assim, um objetivo a ser alcançado, cabendo ao
estabelecimento e a cada professor, no seu Plano de Trabalho Docente, definir
o caminho que será percorrido para que os alunos aprendam.
As Expectativas de Aprendizagem, entendidas como elementos
balizadores e indicadores de objetivos a serem atingidos, notabilizam-se pelo
seu potencial de qualificação e democratização do ensino público ofertado à
população, uma vez que: 1) contribuem para a qualificação do ensino, na medida
em que, coerentes com as Diretrizes Curriculares Orientadoras da Educação
Básica para a Rede Estadual, expressam claramente, embora de forma ampla,
1
O Conselho Estadual de Educação emitiu parecer favorável às “DCEs”, além disso sugeriu
substituir a nomenclatura para “Diretrizes Curriculares Orientadoras da Educação Básica
para a Rede Estadual de Ensino” (Parecer n. 130/10, disponível em: http://www.cee.pr.gov.br/
modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=71).
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