terça-feira, 5 de junho de 2012

Um caderno com perspectivas ao aprendizado ...


CADERNO DE EXPECTATIVAS 
DE APRENDIZAGEM
Em 2011 iniciaram-se as discussões sobre a possibilidade de 
elaboração do Caderno de Expectativas de Aprendizagem pelo Departamento 
de Educação Básica. O documento foi elaborado de maneira coletiva, com a 
participação dos professores da rede e dos técnicos-pedagógicos que atuam 
nos Núcleos Regionais da Educação, apresentando a sistematização de, 
aproximadamente, 11.720 contribuições dos professores, debatidas durante 
a Semana Pedagógica de julho de 2011, bem como as contribuições dos 
técnicos-pedagógicos dos NRE, discutidas na formação continuada, realizada 
pelo DEB.
É necessário destacar que a opção pela elaboração das Expectativas 
de Aprendizagem deu-se pela necessidade de continuar o processo de 
implementação das Diretrizes Curriculares Orientadoras da Educação Básica 
para a Rede Estadual (Parecer CEE/CEB n. 130/10)
1
 , referencial teórico 
curricular que fundamenta o documento. A elaboração das Expectativas de 
Aprendizagem busca, sobretudo, atender a um princípio legal: o direito à 
educação com qualidade e equidade.
Assim, as Expectativas de Aprendizagem expressam aquilo que 
é essencial ao aluno conhecer ao final de cada ano do Ensino Fundamental 
e ao final do Ensino Médio, dentro de cada conteúdo básico definido nas 
Diretrizes. Por se referirem a esses conteúdos, as Expectativas são amplas, e 
se apresentam como um norte, um objetivo final a ser atingido, uma vez que é 
prerrogativa da mantenedora definir o desenvolvimento básico esperado para 
todos os alunos, em todos os anos.
Nessa perspectiva, servirão como mais um subsídio ao trabalho 
docente, podendo ser utilizadas como referencial, tanto para o planejamento das 
aulas, quanto para o acompanhamento do trabalho pedagógico. Vale ressaltar 
que esse documento poderá subsidiar a elaboração da Proposta Pedagógica 
Curricular e do Plano de Trabalho Docente, visto que a elaboração desses são 
atribuições dos professores dos estabelecimentos de ensino, os quais possuem 
autonomia para sua produção. Desse modo, o Caderno de Expectativas de 
Aprendizagem não tem a intenção de substituir esses documentos, pois cabe 
ao coletivo escolar definir o quê, como, para quem e para quê ensinar, bem 
como planejar e avaliar o processo de ensino-aprendizagem. As Expectativas 
de Aprendizagem representam, assim, um objetivo a ser alcançado, cabendo ao 
estabelecimento e a cada professor, no seu Plano de Trabalho Docente, definir 
o caminho que será percorrido para que os alunos aprendam.
As Expectativas de Aprendizagem, entendidas como elementos 
balizadores e indicadores de objetivos a serem atingidos, notabilizam-se pelo 
seu potencial de qualificação e democratização do ensino público ofertado à 
população, uma vez que: 1) contribuem para a qualificação do ensino, na medida 
em que, coerentes com as Diretrizes Curriculares Orientadoras da Educação 
Básica para a Rede Estadual, expressam claramente, embora de forma ampla, 

O Conselho Estadual de Educação emitiu parecer favorável às “DCEs”, além disso sugeriu 
substituir a nomenclatura para “Diretrizes Curriculares Orientadoras da Educação Básica 
para a Rede Estadual de Ensino” (Parecer n. 130/10, disponível em: http://www.cee.pr.gov.br/
modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=71).

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